Você está em:

Museu de Ciências Naturais PUC Minas participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

O Museu de Ciências Naturais PUC Minas participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, por meio de exposições diversas com o tema Da Era do Gelo à Era Digital: desvendando Minas Gerais. O tema proposto para este ano é Ciência no Brasil. 

O evento principal será na Praça da Liberdade, a partir desta quinta-feira, 22 de outubro, até o dia 25, entre 9h e 17h, com montagem de um cenário e tendas expositivas na alameda principal.  O local foi escolhido em virtude de sua facilidade de acesso e representatividade, uma vez que o tema abordado está profundamente ligado a Minas Gerais.

Com a ação, o Museu pretende aproximar o público da ciência brasileira e seus cientistas, como o grande pesquisador Peter W. Lund, dinamarquês considerado o pai da paleontologia brasileira. Sua história e trabalho, bem como características do Pleistoceno, período que acolheu a maior parte de suas descobertas, serão abordados de maneira criativa, interativa e inédita, através de recursos de cenografia, teatro, exposições, palestras, oficinas de arte/educação e robótica.

Além das exposições, haverá bate-papo com pesquisadores e oficinas educativas. Os pesquisadores serão convidados para um bate-papo com o público, em que irão falar de seu trabalho em linguagem simples, facilitando o diálogo e trazendo a ciência para perto do público. Eles serão apresentados aos participantes pelo personagem Lund. As oficinas serão voltadas para atividades artísticas relacionadas ao tema Pleistoceno, como pintura rupestre, réplicas de ossos do cavalo e desenho.

Intervenções
Nas estações Gameleira e São Gabriel, do metrô de Belo Horizonte, próximas aos campi da PUC Minas, o personagem Lund fará intervenções junto ao público, convidando-o a participar do evento na Praça da Liberdade, bem como a conhecer o Museu da Universidade. Nas plataformas, ou em locais disponíveis, banners alusivos aos temas apresentados no evento complementarão as informações.

A atividade é realizada em sintonia com o objetivo principal da Semana, que é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. O projeto conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerias (Fapemig).

Mais informações e agendamento: (31) 3319-4152 / 4520.