Você está em:

Momento de escuta e partilha: dirigentes de escolas católicas se reúnem com dom Walmor

Um importante momento de escuta, partilha e definição de novas ações e atividades foi realizado tarde desta quinta-feira, dia 24 de agosto. O arcebispo dom Walmor se reuniu com dirigentes de escolas que integram a Comissão Arquidiocesana de Escolas Católicas (Caec).

Logo no início do encontro, o professor Eduardo Machado, que integra a Comissão, apresentou as ações realizadas, desde 2009. Dentre elas, momentos de formação, peregrinações, reuniões, grupos de trabalho e publicações. Eduardo também destacou que uma pesquisa realizada pela Caec identificou 62 escolas católicas na Arquidiocese de Belo Horizonte, reunindo cerca de 65 mil alunos.

Após a apresentação das atividades, o arcebispo dom Walmor destacou que a grande presença de escolas católicas em nossa Arquidiocese é uma grande responsabilidade e também uma grande oportunidade de proclamar a Palavra de Deus. “Em Aparecida participei, em 2007, da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho. Nesta oportunidade, redigimos o documento de Aparecida, que diz ‘… que nas instituições católicas a educação na fé seja integral e transversal em todo o currículo, levando em consideração o processo de formação para encontrar a Cristo e para viver como discípulos e missionários e inserindo nela verdadeiros processos de iniciação cristã’. Assim, as escolas católicas são comunidades de grande importância e força, uma autêntica comunidade eclesial”. O Arcebispo ainda destacou que o encontro com dirigentes de escolas católicas é oportunidade para unir esforços e criar ações com efeito positivo para a vida da sociedade.

O Arcebispo abriu a palavra para todos os educadores, para um momento de partilha, quando diversos dirigentes de escolas católicas apresentaram sugestões, questionamentos e propostas. Uma nova reunião será agendada para dar prosseguimento às propostas.

O padre Márcio Ribeiro, coordenador da Caec e diretor religioso do Colégio Santa Maria, destacou as próximas atividades que serão realizadas pela Caec, veja abaixo:

Reunião mensal da Caec
12 de setembro – 10h
Sede da Anec – Rua Tenente Brito Melo, 1223
Barro Preto, Belo Horizonte

Reunião mensal da Caec
3 de outubro – 10h
Avenida Brasil, 2079 – 4º andar
Funcionários, Belo Horizonte

Reunião mensal da Caec
7 de novembro – 10h
Sede da Anec – Rua Tenente Brito Melo, 1223
Barro Preto, Belo Horizonte

Encontro de Formação
18 de novembro, 8h

Auditório do Museu da PUC Minas
Unidade Coração Eucarístico

 

Encontro com dirigentes de escolas católicas