Você está em:

Missa encerra o Ano da Vida Consagrada na Arquidiocese de BH

Em comunhão com religiosos e religiosas a Conferência dos Religiosos de Minas Gerais e o Secretariado de Vida Consagrada da Arquidiocese de Belo Horizonte, celebram o encerramento do ano dedicado à Vida Consagrada. A Missa, será na próxima  sexta-feira, dia 19, às 19h30, no Santuário de Adoração Perpétua – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem (Rua Sergipe, 175 – bairro Funcionários).

O Papa Francisco iniciou o Jubileu da Vida Consagrada, em novembro de 2014, com o lema “Vida Consagrada hoje – evangelho, profecia e esperança”. 


Vida Consagrada

A Vida Consagrada é uma resposta livre a um chamamento particular de Cristo, mediante a qual os consagrados se entregam totalmente a Deus e tendem para a perfeição da caridade sob a moção do Espírito Santo. Os consagrados, podem ser leigos ou clérigos, homens ou mulheres que, normalmente vivem em ordens religiosas e congregações ou em institutos seculares. Na Igreja Católica existem vários institutos de vida religiosa, como os agostinianos, beneditinos, carmelitas, cartuxos, celestes, clarissas, concepcionistas, franciscanos e tantas outras comunidades de frades, freiras, monges e monjas católicos.

As novas comunidades também reúnem homens e mulheres que nas últimas décadas vem “consagrando suas vidas a Cristo” em associações privadas de fiéis. Cada forma de Vida Consagrada tem um carisma próprio, de viver um ou mais aspectos do Evangelho de Jesus Cristo numa forma radical e ampla e ainda professar os conselhos evangélicos da pobreza, obediência e castidade como algo próprio e comum de todas as formas de Vida Consagrada.