Você está em:

Missa da Unidade reúne comunidades de fé da Arquidiocese de BH

As muitas faixas presentes no Ginásio do Mineirinho, de diferentes paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte, sinalizaram, na manhã desta Quinta-feira Santa, 28 de março, a grande presença de fiéis para a celebração da Missa da Unidade. Mais de 10 mil pessoas participaram da Celebração Eucarística presidida pelo arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo, concelebrada pelos bispos-auxiliares da Arquidiocese de Belo Horizonte dom Joaquim Mol, dom Wilson Angotti, dom Luiz Gonzaga Fechio e dom João Justino de Medeiros Silva, pelo cardeal dom Serafim Fernandes de Araújo, arcebispo emérito de Belo Horizonte, dom José Maria Pires, arcebispo emérito da Paraíba, dom Geraldo Vieira Gusmão, bispo emérito de Porto Nacional (TO) e mais de 300 sacerdotes.

Com velas acesas, os fiéis acompanharam a homilia do Arcebispo, baseada na leitura do Livro do profeta Isaías e no Evangelho de Jesus Cristo, segundo São Lucas. Dom Walmor lembrou que a Missa da Unidade é um importante momento para o encontro, mas, acima de tudo para a vivência de uma tarefa. “Viemos aqui para exercitar o coração e a nossa fé, deixando-nos encantar por Jesus Cristo”. O Arcebispo convocou todos os fiéis a testemunharem a alegria de crer, ressaltando que a rede de comunidades de fé cresce a partir dos grupos de oração e de leitura da Palavra. “Nesse caminho, nos tornamos discípulos e ajudamos o mundo a abrir-se ao amor de Deus”, concluiu.
 

Durante a Missa, dom Walmor abençoou os Santos Óleos, utilizados pelas paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte nas celebrações dos sacramentos, e os padres renovaram o compromisso de servirem à Igreja. Antes da bênção final, o bispo-auxiliar e reitor da PUC Minas, dom Joaquim Mol, pediu orações para o padre Júlio Amaral, que se licenciou das atividades na Arquidiocese de Belo Horizonte para cuidar do pai, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Em seguida, o frei Adilson Corrêa da Silva foi nomeado vigário da Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança, função que era exercida pelo padre Júlio.
 

A Missa da Unidade foi concluída com apresentação de jovens da Arquidiocese de Belo Horizonte. Para animar a participação de todos na Semana Missionária, eles dançaram uma coreografia e receberam muitos aplausos, de todos os presentes.
 foto: Marcos Figueiredo

Veja mais fotos

Diversos veículos de comunicação acompanharam o evento. Clique nos links e veja as reportagens.
 

TV Globo
 

TV Alterosa
 

Rede Minas
 

TV Band
 

Rede TV
 

TV Horizonte
 

Rádio Itatiaia
 

Rádio Inconfidência
 

Rádio América
 

Estado de Minas
 

O Tempo
 

Hoje em Dia