Você está em:

Milhares de fiéis participam da Peregrinação Mineira do Terço dos Homens

 
O céu ainda estava escuro quando os fiéis chegavam em suas caravanas. Muitos viajaram quilômetros; outros percorreram um caminho mais curto; mas todos  com motivações em comum:  a alegria e a fé para participarem da primeira Peregrinação Mineira do Terço dos Homens. O evento, que reuniu quase 10 mil pessoas neste sábado, dia 30, no Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, recebeu mais de 130 grupos de 17 dioceses do Estado. Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, presidiu a Celebração Eucarística no final da manhã.
 

“A Peregrinação ao
Santuário Nossa Senhora da Piedade
é uma iniciativa abençoada”

Dom José Moreira da Silva- Diocese de Januária

Durante a Missa, dom Walmor lembrou que todos estavam reunidos na Peregrinação como filhos de Maria, para tornarem-se discípulos de Jesus. Ao meditar sobre a Mãe do Senhor, o arcebispo destacou que Ela, como Mãe, nos ensina a deixar que Deus também faça em nós  sua morada. “Terço na mão, filhos de Maria, discípulos de Jesus cada dia”, ressaltou dom Walmor no final da sua homilia.
 
Acompanhado por um entusiasmado grupo de romeiros, o bispo da Diocese de Januária, dom José Moreira da Silva, viajou 10 horas  para participar da Peregrinação. O bispo, que concelebrou com dom Walmor, comentou sobre a importância do evento. “Nosso Papa Francisco nos ensina a estar mais próximos dos fiéis. Senti o desejo de permanecer e participar deste momento com eles. Esta ideia da Peregrinação ao Santuário Nossa Senhora da Piedade é uma iniciativa abençoada e vai repercutir muito bem nas famílias, na juventude e nas dioceses mineiras”,  afirmou dom José. 
 
Alguns coordenadores de grupos de terço dos homens também falaram sobre a oportunidade  de reunirem-se com outros grupos no Santuário da Padroeira de Minas Gerais. “O encontro oferece fortalecimento espiritual. Além disso, o Movimento do Terço dos Homens é oportunidade para compreendermos melhor o chamado de Deus para nossas vidas”, destacou o corretor de imóveis Solimar da Silva, 50 anos, da cidade de Governador Valadares. “Para nós, esta Peregrinação é um convite muito importante, um convite de Deus”, afirmou  o técnico em informática Luiz Carlos Rodrigues de  Jesus, 47 anos, de Januária. Já o empresário Fernando Andrade, 50 anos, natural de Barroso, destacou que este encontro permite maior evangelização e união dos grupos. “O Santuário Nossa Senhora da Piedade e tudo o que o envolve faz desta peregrinação um momento muito especial. Quero voltar ao Santuário com minha família”, disse Fernando.
 
No final da Celebração, dom Walmor abençoou o ícone que representa todos os grupos de Terço dos Homens de Minas Gerais. Este ícone  percorrerá todas as arquidioceses e dioceses mineiras, e a primeira a recebê-lo será a Diocese de Divinópolis. 
 

 

“O encontro oferece fortalecimento espiritual”
Solimar da Silva
Diocese de Governador Valadares

“Esta peregrinação é um convite de Deus”
Luiz Carlos Rodrigues de  Jesus
Diocese de Januária

“Quero voltar ao Santuário
com minha família”

Fernando Andrade
Barroso – Diocese de São João Del Rei

 
 
Veja mais fotos da Peregrinação.