Você está em:

Milhares de fiéis participam com alegria e fé da Missa da Unidade

Com emoção e fé, milhares de fiéis lotaram o ginásio do Mineirinho, durante a Missa da Unidade, uma das celebrações mais importantes da Semana Santa, que reuniu, na manhã desta quinta-feira, dia 5, mais de 12 mil fiéis. Católicos das 269 paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte que participaram ativamente da celebração, entoaram cantos, aplaudiram em vários momentos e acenderam velas numa demonstração de fé, emoção, alegria e comunhão.

A missa foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo e concelebrada pelos bispos auxiliares da Arquidiocese de Belo Horizonte, dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, dom Wilson Angotti, dom Luiz Gonzaga Fechio e dom João Justino de Medeiros Silva, o cardeal dom Serafim Fernandes de Araújo, dom José Maria Pires, arcebispo emérito da Paraíba (JP), dom Geraldo Vieira Gusmão, bispo emérito de Porto Nacional (TO) e 500 padres diocesanos e religiosos.

A missa representa a unidade de fiéis, padres, bispos, religiosas e seminaristas em torno do Sacramento da Eucaristia. A Quinta-feira Santa celebra a reunião de Jesus Cristo e dos apóstolos na última ceia. Durante a celebração, dom Walmor abençoou os Santos Óleos utilizados ao longo do ano pelas paróquias da Arquidiocese para a celebração dos sacramentos: Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos.

Em sua homilia, dom Walmor agradeceu a presença dos fiéis e padres: “Vocês formam uma linda coroa ao redor do altar do Senhor. Com carinho prepararam esse lugar em que já nos congregamos há 32 anos para a Missa da Unidade, fecundade na luz e na Palavra de Deus pela força de sua graça”. O Arcebispo saudou os enfermos, idosos e todos os que acompanharam a transmissão pelos meios de comunicação da Catedral – Rede de Comunicação Católica. Ao final, dom Walmor disse: “Que Deus nos ajude com a força de sua graça a orar sem cessar. Hoje renovamos também os compromissos sacerdotais, um agradecimento especial a todos os padres que vivem a beleza do sacerdócio”.
 
Na ocasião, o Arcebispo parabenizou o bispo auxiliar dom Wilson Angotti, pelo seu aniversário, e o padre Sebastião Diogo de Melo pelos 25 anos de sacerdócio e pela nova missão como vigário episcopal da Região Nossa Senhora da Conceição. Dom Walmor ressaltou ainda o trabalho pastoral do padre Geraldo da Cruz Viana, da Paróquia São José, em Confins, que faleceu nesta madrugada.

O arcebispo foi muito aplaudido ao convidar todos para participar do grande encontro – Torcida de Deus – dia 7 de junho, no ginásio do Mineirinho. Momento especial da 4ª Assembleia do Povo de Deus.

A celebração foi traduzida para a linguagem dos sinais – Libras, pela Pastoral do Surdo, que faz um importante trabalho de evangelização e inclusão.

Imprensa:

Rede Globo

TV Horizonte

TV Alterosa

Rede Minas

Rede TV

TV Canção Nova

Estado de Minas

Jornal O Tempo

Jornal de Opinião

Jornal Regional de Contagem

Rádio América

Rádio Itatiaia

Rádio CBN

Rádio Band News

Veja mais fotos clicando
aqui.