Você está em:

Milhares de fiéis celebram os 99 anos de evangelização e serviços à comunidade da Arquidiocese de Belo Horizonte

A Arquidiocese de Belo Horizonte celebrou nesta terça-feira, 11 de fevereiro, 99 anos de história, Dia Mundial dos Enfermos e de Nossa Senhora de Lourdes. Durante o dia, milhares de fiéis acompanharam as Missas do arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, na Igreja Nossa Senhora de Lourdes e na Catedral Cristo Rei, onde presidiu a Eucaristia e ordenação de sete diáconos permanentes.

Dom Walmor explica que a celebração do tríduo, iniciada em 11 de fevereiro de 2018, tem o propósito de confirmar, em todos os corações o conhecimento sobre a história da Arquidiocese de Belo Horizonte, o que fortalece o sentido de pertencimento. Segundo palavras do Arcebispo, “A Arquidiocese de Belo Horizonte tem uma história bonita, de altos e baixos, marcada por conquistas, sacrifícios e muitas lutas que merece nossa reverência. Um caminho educativo que fortalece o nosso compromisso missionário e de fé”.

Em mensagem dedicada ao Dia Mundial dos Enfermos e ao Dia de Nossa Senhora de Lourdes, dom Walmor enfatiza: “É importante vivenciarmos a Ecologia Integral para rever o modo como estamos vivendo. Para isso, é necessário cuidar bem de nossa vida e  alimentação, multiplicando a saúde como dom de Deus”.

Presente nas comunidades de forma a contribuir na mudança e melhoria da vida das pessoas, a Arquidiocese de Belo Horizonte, integrada por quase 300 paróquias e aproximadamente 1500 comunidades de fé, desenvolve um importante trabalho na capital mineira e em outros 27 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte: Belo Vale, Betim, Bonfim, Brumadinho, Caeté, Confins, Contagem, Crucilândia, Esmeraldas, Ibirité, Mário Campos, Nova União, Lagoa Santa, Moeda, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Piedade dos Gerais, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Rio Manso, Sabará, Santa Luzia, São José da Lapa, Sarzedo, Taquaraçu de Minas e Vespasiano. Cinco grandes regiões episcopais integram seu território: Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora da Esperança e Nossa Senhora da Piedade e Nossa Senhora do Rosário.

A Diocese de Belo Horizonte foi instituída no dia 11 de fevereiro de 1921 e elevada à Arquidiocese em 1924. Desde a sua criação, estiveram à frente da Arquidiocese os arcebispos: dom Antônio dos Santos Cabral, dom João Resende Costa, dom Serafim Fernandes de Araújo e, atualmente, dom Walmor Oliveira de Azevedo, que assumiu a Arquidiocese no dia 26 de março de 2004. O Arcebispo conta com a importante ajuda dos bispos auxiliares dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, dom Geovane Luís da Silva e dom Vicente de Paula Ferreira.

Vídeo do arcebispo dom Walmor para os 99 anos da Arquidiocese de Belo Horizonte: 

Missa presidida por dom Walmor na Igreja Nossa Senhora de Lourdes

Missa na Catedral Cristo Rei e ordenação de sete diáconos permanentes.