Você está em:

Livro reúne artigos de dom Luciano Mendes de Almeida


 

Artigos escritos por dom Luciano Mendes de Almeida,  reunidos em livro apresentado recentemente ao público, constituem o primeiro volume do projeto de pesquisa “Dizer o testemunho”, desenvolvido pela Faculdade de Mariana e publicado pela Editora Paulinas.

A obra é uma coletânea dos artigos de dom Luciano  publicados em coluna semanal no jornal Folha de São Paulo, entre 1984 e 1988. O projeto que nasceu no contexto do ano sacerdotal, mais especificamente no dia em que o clero da Arquidiocese de Mariana fazia sua peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade. 

Envolvidos pela beleza e espiritualidade da Casa da Padroeira de Minas Gerais, os sacerdotes decidiram reunir o rico conteúdo. Em ambiente tão sugestivo e refletindo sobre o ministério sacerdotal, sobre o dom e a riqueza dessa vocação, os sacerdotes reportaram-se a dom Luciano e à celebração do quinto aniversário de seu falecimento. 

Os artigos  escritos em ritmo semanal acompanham a trajetória de um dos homens mais lúcidos que o Brasil viu nascer. Inteligência rara, espiritualidade profunda, capacidade ímpar de entrega e doação. Poucos, ao longo dos tempos, se igualam a ele na radicalidade com que assumiu o seguimento de Jesus Cristo. 

Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida (1930 – 2006) foi o quarto arcebispo da Arquidiocese de Mariana, entre 1988 e 2006. O religioso jesuíta atuou principalmente na defesa dos direitos humanos e no cuidado com os mais pobres. Foi o responsável pela criação da Faculdade Arquidiocesana de Mariana.