Livro de dom Edson Oriolo (Editora Paulus): Evangelização nas cidades – Raízes na teologia do povo

O livro da Editora Paulus Evangelização nas Cidades – Raízes na teologia do povo, do bispo auxiliar dom Edson Oriolo, entra no universo da cultura urbana, que ultrapassa as cidades e impacta também a zona rural, mostrando que a  Igreja sente-se interpelada a refletir sobre sua ação evangelizadora para encontrar formas de anunciar o evangelho de Jesus Cristo, de modo a fecundar, no coração dos homens e das mulheres, as sementes da fé cristã.

Exemplo disso são as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para o quadriênio 2019-2023, cujo objetivo geral foi assim formulado: “Evangelizar no Brasil cada vez mais urbano, pelo anúncio da Palavra de Deus, formando discípulos e discípulas de Jesus Cristo, em comunidades eclesiais missionárias, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, cuidando da Casa Comum e testemunhando o Reino de Deus rumo à plenitude”.

Em sua obra, o bispo auxiliar dom Edson Oriolo recolhe suas contribuições para esse necessário olhar em direção às cidades e contribui para a aplicação das recentes Diretrizes Gerais. Sua experiência pessoal como presbítero e bispo dá-lhe autoridade para tratar do tema. Como estudioso do assunto, dom Edson revisita a “teologia do povo”, tão cara ao papa Francisco, e a apresenta como uma das luzes da teologia pastoral latino-americana a indicar alguns possíveis caminhos para a evangelização no futuro próximo.

A leitura da abre perspectivas para os que atuam na evangelização, nas cidades, e que se interessam por um caminho de fidelidade à eclesiologia do Concílio Vaticano II. A obra é um recurso para as pesquisas sobre teologia pastoral e, certamente, será apresentada e estudada nos cursos de Teologia.

O livro está disponível no site da Editora Paulus. Saiba mais clicando aqui.