Você está em:

Juventude celebra a Assunção de Nossa Senhora no Santuário da Padroeira de Minas

No Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, milhares de jovens participaram, nesta quinta-feira, dia 15, da 18ª Peregrinação da Juventude. Evento tradicional da Arquidiocese de Belo Horizonte que reúne a juventude no Santuário para celebrar a Assunção de Nossa Senhora. De acordo com o bispo-auxiliar dom João Justino de Medeiros Silva, o encontro deste ano foi ainda mais especial, pois os jovens ainda estão tocados e trazem viva a lembrança das experiências vividas durante a Semana Missionária de BH e o encontro com o Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro.

Dom João Justino saudou os jovens no início da caminhada, que teve um percurso de aproximadamente dois quilômetros e meio, dizendo que “é bonito ver como os jovens da Arquidiocese de Belo Horizonte são participativos, bem dispostos para servir e ajudar. Meu coração se enche de alegria ao ver a beleza dos jovens em comunhão, reunidos por Cristo”.

O arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo caminhou com os jovens um trecho do percurso e presidiu a Missa campal, concelebrada por dom João Justino, padres e diáconos, em frente à Ermida da Padroeira.

Durante a Homilia, dom Walmor lembrou que é preciso construir um novo tempo. Caminhar com Maria, no dia em que se celebra sua Assunção, é firmar o pensamento e o coração em Jesus. “Por isso agradeço o esforço de cada um em estar aqui hoje, para servir a Cristo. Pois quem segue a Ele não se perde jamais”.  Dom Walmor também pediu aos jovens que cumprimentassem com aplausos aqueles que ouviam a Missa pela Rádio América (AM 750) – emissora da Rede Catedral de Comunicação Católica, sobretudo aos enfermos e idosos que não puderam ir ao Santuário. “Os aplausos são uma forma de abraçar carinhosamente cada ouvinte que participa desta celebração  à distância”.

Para o Arcebispo, ir ao Santuário Nossa Senhora da Piedade é uma experiência marcante para todo cristão. “Experimentar o silêncio e a aragem das montanhas, rezar, meditar, renova a expressão do nosso rosto, limpa nossa mente e nos traz uma paz imensa. Precisamos resgatar e fortalecer, cada vez mais, a nossa fé e a nossa esperança.”
 

No final da celebração, dom Walmor rezou a Consagração à Nossa Senhora da Piedade, diante do andor com a imagem da Padroeira levado ao altar pelos jovens.

– Veja mais fotos aqui.

 

Imprensa:

– TV Globo – MGTV 1ª Edição
– TV Globo – MGTV 2ª Edição
– TV Band
– TV Alterosa
– TV Horizonte
– Jornal Estado de Minas
– Jornal Estado de Minas Capa
– Rádio Itatiaia
– Rádio Band
– Rádio América (transmissão)