IV APD: assembleias nas foranias da Arquidiocese de BH

Após a realização das assembleias paroquiais, párocos, administradores paroquiais e leigos representantes das diversas paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte se reúnem no próximo dia 22 de setembro para as assembleias forâneas, importante momento da IV APD.

De acordo com o Guia da IV APD, ao final dessa  etapa, será organizada pelo Vigário Forâneo uma comissão para elaborar uma síntese do encontro. O documento será  encaminhado para o Vicariato Episcopal para a Ação Pastoral.

Programa das Assembleias Forâneas:

1º Momento: Oração Inicial;
2º Momento: Plenário das Paróquias – cada Paróquia apresentará o relatório síntese de sua Assembleia Paroquial;
3º Momento: Trabalho em grupos – cada grupo terá um coordenador que conduzirá os trabalhos e um relator que registrará as respostas do grupo. Os grupos discutirão sobre os relatórios apresentados, fazendo suas observações, críticas e sugestões. O relator do grupo faz a síntese das discussões a serem aprovadas e apresentadas no segundo plenário;
4º Momento: Plenário dos grupos – os relatores apresentam a síntese da sua discussão para a Assembleia. Terminadas as apresentações é dada a “palavra aberta”, caso alguém queira fazer alguma observação ou contribuição;
5º Momento: Conclusão da Assembleia – conforme desejo de cada Forania, pode-se encerrar a Assembleia com a Celebração Eucarística ou com as primeiras Vésperas do Domingo.

Acompanhe o calendário das atividades do processo da IV Assembleia do Povo de Deus para os próximos meses:

Setembro, dia 22 – Assembleias Forâneas
Outubro, dia 20 – Assembleia Arquidiocesana (elaboração das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Arquidiocese). Abertura do “Ano da Fé” (11 de outubro de 2012 a 24 de novembro de 2013).
Novembro, dia 17 – Assembleias Regionais e elaboração dos “Planos de Pastoral Regionais”.
Dezembro, dia 8 – Festa da Imaculada Conceição – Promulgação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Arquidiocese e dos Planos de Pastoral das Regiões.