Você está em:

Inter Mirifica completa 50 anos

Católicos do Mundo inteiro celebraram, em 4 de dezembro, importante acontecimento para a Igreja no mundo: A assinatura do decreto Inter Mirifica pelo então Papa Paulo VI, em 4 de dezembro de 1963.

O Inter Mirifica foi o segundo dos dezesseis documentos assinados pelo Concílio Vaticano II. Para a Irmã Joana Puntel, coordenadora do curso de Jornalismo do SEPAC e pesquisadora do assunto, “o Inter Mirifica, [está] dentro do contexto de inovação nas relações Igreja-sociedade, é o ponto de partida para os desdobramentos da relação Igreja-comunicação, que se seguiram nos anos pós-concílio”. Irmã Joana ressalta também a importância do documento nesses 50 anos: “além de legitimar o uso dos meios de comunicação, incentivou a Igreja a levar em consideração o tema comunicação como elemento importantíssimo para o seu diálogo com a sociedade, isto é, o diálogo entre fé e cultura”.

O bem-aventurado padre Tiago Alberione participou e fez diversas propostas, entre elas, de que a comunicação fosse organizada e daí surgiu a Pontifícia Comissão para as Comunicações, hoje Pontifício Conselho.

“Outro fato importante a destacar está no número 18 [parágrafo] do próprio documento, que faz o apelo para que se crie um ‘Dia Mundial das Comunicações’, e para o qual, o Papa sempre escreve uma mensagem, indicando o pensamento do magistério da Igreja a respeito da Comunicação”, destaca Puntel. “O tema de 2014 já foi anunciado pelo Papa Francisco e será ‘Comunicação a serviço de uma autêntica cultura do encontro’”, conclui a pesquisadora.

Portal RCR

Papa Francisco escreve tuíte sobre os 50 anos do Decreto Inter Mirifica

 

Confira, aqui, a íntegra do decreto Inter Merifica

 

Assista ao vídeo: