Você está em:

Informe Pastoral Presbiteral – Junho

Formação: Encontro da Pastoral Presbiteral

Sacerdotes da Arquidiocese de Belo Horizonte se reúnem para o Encontro da Pastoral Presbiteral, no dia 25 de junho. O objetivo é refletir importantes questões debatidas no 1º Congresso Regional de Presbíteros da CNBB Leste 2, como os desafios do ministério presbiteral, que dizem respeito a dimensão pastoral, a vida comunitária, dentre outras realidades que envolvem a vida dos presbíteros.

As inscrições podem ser feitas no Convivum Emaús: 31 3375-2233 / 3412-1814 – Rua Ibirapitanga, 235 – Dom Cabral, Belo Horizonte.

Curso: Formação para Atendentes de Secretarias Paroquiais

A Arquidiocese de Belo Horizonte e a PUC Minas oferecem um curso de formação com uma abordagem prática, apresentando orientações teológico-pastorais, técnicas relacionadas à atividade cotidiana do atendente paroquial (arquivamento, processos, entre outros), Sistema de Gestão Paroquial da Arquidiocese de BH

O curso será realizado na PUC Minas Coração Eucarístico – prédio 4, sala 205, de 5 de agosto a 25 de novembro de 2019 (às segundas-feiras), de 13h30 às 17h10. A carga horária é de 64h e as vagas são limitadas e podem ser realizadas de 3 de junho a 11 de julho de 2019. Inscrições: pucminas.br/anima . Informação: 3319-4102 | anima.secretaria@pucminas.br

Coral: Música na Capela – Ars Nova

O Coral Ars Nova, com regência de Lincoln Andrade,apresenta o concerto “De 2 em 2: um breve passeio pela história da música coral”, na Capela Santana, da Casa Fiat de Cultura. No repertório, serão apresentadas duplas de obras que passam por estilos de diversos períodos e escolas (Renascença, Barroco, Clássico, Romântico, Impressionista), músicas dos séculos XX e XXI, além de canções brasileiras. Espaço sujeito a lotação (80 lugares).

A apresentação será realizada no dia 30 de junho, de 11h às 12h e a entrada é gratuita. Mais informações: (31) 3289-8900. A Casa Fiat de Cultura localiza-se na Praça da Liberdade, 10, em Belo Horizonte.

Exposição: DreamWorks Animation

O CCBB apresenta a exposição DreamWorks Animation, com mais de 400 itens, que refletem os conceitos iniciais dos filmes, modelos e obras de arte originais, entrevistas e displays interativos das animações clássicas preferidas e mais amadas da produtora. Um dos destaques da exposição é a animação “O Príncipe do Egito”, que narra a trajetória de Moisés e o povo Hebreu na luta pela libertação da escravidão do Egito.

A entrada é franca. O Centro Cultural Banco do Brasil localiza-se na Praça da Liberdade, 450 – Funcionários. Mais informações pelo telefone: (31) 3431-9400 ou pelo e-mail: ccbbbh@bb.com.br. Funcionamento: de quarta a segunda das 10h às 22 horas.

Formação: Pastoral numa Igreja em Saída

A Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), de Belo Horizonte, realizará, em julho, a terceira edição do curso de especialização “Pastoral numa Igreja em Saída”. O curso, que é realizado em três módulos nos meses de julho, janeiro e julho, propõe novos horizontes para ação evangelizadora da Igreja, tendo como foco gerador do “novo” a coordenação de pastoral, oferecendo aos participantes reflexões e conteúdos fundamentais para a pastoral no mundo contemporâneo. As inscrições vão até o próximo dia 14 de junho.

O Curso é destinado a presbíteros, diáconos, religiosos e leigos que atuam em coordenação pastoral de paróquias, dioceses, regionais e de pastorais específicas.

Período do curso – Módulo I: 08 a 25 de julho de 2019 – Módulo II: 06 a 24 de janeiro de 2020 – Módulo III: 06 a 24 de julho de 2020. Mais informações: (31) 3115-701 e pelo e-mail pglatosensu@faculdadejesuita.edu.br

Teatro: Amor e Ódio em Sonata

O Centro Cultural Minas Tênis Clube apresenta, no dia 22 de junho, às 21h, a peça Amor e Ódio em Sonata.

Inspirada em uma história real, a peça retrata o maior drama de Tolstói; sua própria vida. No palco, Sônia (esposa) e Sasha (filha) enfrentam a conturbada vida social, política e familiar de Tolstoi. Ambas vivem na mesma casa, como inimigas, disputando o amor de Leon, invisíveis em dois ambientes, com dois solos, um diálogo e uma futura partida trágica.

Mais informações: (31) 3516-1360.

Curso: Mulheres da Bíblia – Nossas antepassadas e precursoras na fé

O SAB (Serviço de Animação Bíblica) da Paulinas, promove o cusro “Mulheres da Bíblia: Nossas antepassadas e precursoras na fé”. Os encontros serão assessorados por Priscila Cirino Teixeira, mestranda em teologia Sistemática. O objetivo do curso é realizar um estudo sobre as mulheres da Bíblia e sua importância para a fé. Os encontros serão realizado às quintas-feiras, das 15h às 17h, no dias 8 e 22 de agosto, 12 e 26 de setembro, 10 e 24 de outubro e 7 e 21 de novembro.

Mais informações: Av. Afonso Pena, 2142, Funcionários, pelo telefone: (31) 3269-3737 / (31) 999 544 802 ou pelo e-mail: sab@paulinas.com.br

Filme: Amazônia – O Despertar da Florestania

Como o Brasil tem lidado com a natureza e seus recursos naturais no início do século XX? Em que estado se encontra a Floresta Amazônica? A partir de entrevistas com especialistas das mais diversas áreas e com o resgate de figuras históricas, discute-se a noção de florestania, ou seja, a cidadania da floresta, termo necessário para refletir sobre a identidade brasileira.

O filme está em cartaz no Cine Belas Artes, em Belo Horizonte, na Rua Gonçalves Dias, 1.581. Assista ao trailer aqui.