Você está em:

Informe Pastoral Presbiteral: Informação, cultura e arte – Maio

SEMINÁRIO: A Mineração e o cuidado com a Casa Comum

Nos dias 17 e 18 de maio, a Arquidiocese de BH recebe o Monsenhor Bruno-Marie Duffé, do Pontifício Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral do Vaticano, para o Seminário “A Mineração e o Cuidado com a Casa Comum”.

O encontro vai refletir sobre a missão da Igreja Católica na defesa da Casa Comum e seu necessário posicionamento para uma urgente revisão do modelo econômico extrativista, além de divulgar a posição da Igreja, inspirada por sua Doutrina Social, a fim de orientar a opinião pública e apoiar as comunidades, grupos e movimentos que se empenham em defesa dos territórios.

As inscrições para o dia 17 de maio podem ser realizadas neste link.

LIVRO: Pastoral do Dízimo: da Comunicação ao Comprometimento – Dom Edson Oriolo

O bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e referencial para a Pastoral do Dízimo, dom Edson Oriolo, publica livro com o título “Pastoral do Dízimo: da Comunicação ao Comprometimento”.

A edição reflete sobre os trabalhos da Pastoral do Dízimo e como deve envolver todas as pastorais das Paróquias, movimentos e serviços. Dom Edson mostra como a filosofia do marketing pode contribuir com as dioceses, paróquias e comunidades para motivar os fiéis a se comprometerem com a manutenção do culto, da evangelização e do cuidado com os mais pobres.

CURSO: Caminhos da Catequese Hoje

O Secretariado Arquidiocesano de Catequese e o Centro Loyola oferecem o curso “Caminhos da Catequese Hoje. Formação com novos coordenadores paroquiais de catequese”. O curso oferecerá orientações fundamentais para um(a) coordenador(a) paroquial de catequese e fomentará o processo de uma catequese a serviço da iniciação à vida cristã e atenta às novas sensibilidades das crianças, jovens e adultos de hoje, sobretudo na cultura urbana e digital. O curso acontecerá aos sábados, de 8h às 17h.

Para participar do curso é necessário ter experiência catequética, ou seja, estar atuando há pelo menos 2 anos na catequese e ser membro da equipe de coordenação paroquial de catequese. Local de realização: Rua Sinval de Sá, 700 – Cidade Jardim – Belo Horizonte-MG. Informações e inscrições 3342-2847 ou neste link.

CONCERTOS: Concertos Dominicais na PUC Minas

Os Concertos Dominicais Peter Lund, da PUC Minas, terão apresentação gratuita neste domingo, 5 maio, às 11h, no Campus Coração Eucarístico e na Unidade Barreiro, em Belo Horizonte. No auditório do Museu de Ciências Naturais (av. Dom José Gaspar, 290), será a apresentação da Orquestra Jovem de Matozinhos (MG), e na Unidade Barreiro (av. Afonso Vaz de Melo, 1200) a Orquestra Jovem Vallourec.

Os Concertos Dominicais são uma promoção da Secretaria de Cultura e Assuntos Comunitários (Secac) da Universidade. Outras informações no Campus Coração Eucarístico: (31) 3319-4152. Mais informações na Unidade Barreiro: (31) 3328-9502.

TEATRO: O Imortal

Uma mulher recebe de um antiquário os seis volumes da tradução inglesa da Ilíada, de Homero. Dentro do sexto volume, descobre um manuscrito escondido. É o relato autobiográfico de um soldado do Império Romano que partiu em busca da imortalidade. Como os antigos contadores de histórias gregos, que diziam de cor os poemas de Homero, fazendo todos os personagens e chamando a atenção dos ouvintes para suas muitas camadas de significação, a atriz, através do personagem, compartilha com o público o relato fantástico do militar romano.

Baseado no conto homônimo de Jorge Luis Borges, o espetáculo investiga os múltiplos sentidos da mortalidade. A peça está em cartaz até o dia 27 de maio, de sexta à segunda, às 19h, no Centro Cultural Banco do Brasil. Preços populares. Mais informações: (31) 3431-9400 ou pelo e-mail ccbbbh@bb.com.br

MÚSICA: Orquestra Ouro Preto – The Beatles

Dialogando os universos da música erudita e popular e com regência do Maestro Rodrigo Toffolo, o concerto propõe uma vibrante viagem sonora pela biografia musical do quarteto de Liverpool, a partir de uma combinação inusitada: a união, em um mesmo palco, de uma orquestra de cordas e uma banda de rock. A apresentação será no dia 22 de maio, quarta-feira, às 20h, no Teatro do Centro Cultural Minas Tênis Clube (rua da Bahia 2.244 – Lourdes).

Ingressos a preços populares. Mais informações: (31) 3516-1360.

LEITURA: Encontros Bíblicos – Maio

O Vicariato Episcopal para a Ação Pastoral da Arquidiocese de Belo Horizonte, por meio da Comissão Arquidiocesana de Publicações, divulga o subsídio Encontros Bíblicos, especialmente preparado para ser vivenciado no mês de MAIO.

O tema escolhido para o mês de maio é “Ministério de Evangelização”, um convite para cada fiel Proclamar a Palavra de Deus.

O subsídio é um roteiro de quatro encontros bíblicos, com a finalidade de ajudar as comunidades, grupos de famílias, grupos de reflexão, círculos bíblicos, que buscam orientar-se à luz da Palavra de Deus.

Você pode adquirir seu exemplar pelos telefones (31) 3422-3441 / 98766-5532 (whatsapp), pelo e-mail cristoreivirtual@pucminas.br ou pelo site: www.lojacristorei.com.br

FORMAÇÃO: 9º e-Pascom

No dia 18 de maio de 2019, de 8h30 às 12h, acontece o 9º e-Pascom – Encontro da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Belo Horizonte. O encontro, conduzido por dom Joaquim Giovani Mol Guimarães – Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e referencial para a Comunicação e Cultura, busca refletir sobre os meios de comunicação e sua influência na sociedade.

O 9º e-Pascom será realizado no Auditório Paulinas Livraria (Avenida Afonso Pena, 2.142, Funcionários/BH). Inscrições por este link. O evento é destinado a agentes da Pastoral da Comunicação e interessados na área.

FILME: A Ressurreição

Às vésperas de um levante em Jerusalém, surgem rumores de que o Messias judeu ressuscitou. Um centurião romano agnóstico e cético (Joseph Fiennes) é enviado por Pôncio Pilatos para investigar a ressurreição e localizar o corpo desaparecido do já falecido e crucificado Jesus de Nazaré, a fim de subjugar a revolta eminente. Conforme ele apura os fatos e ouve depoimentos, suas dúvidas sobre o evento milagroso começam a sumir.

O filme está disponível na rede de streaming Netflix.