Você está em:

Informe Pastoral Presbiteral: Informação, Cultura e Arte – 4 de dezembro

Apresentação: Nova Tradução da Bíblia da CNBB – 14/12

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil apresentou a nova tradução oficial da Bíblia Sagrada. O projeto, que durou cerca de 25 anos, se fundamenta nos textos originais hebraicos, aramaicos e gregos, comparados com a Nova Vulgata – a tradução oficial católica. Dom Walmor, arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Belo Horizonte, participou dos trabalhos de tradução e presidiu muitas das fases de desenvolvimento da obra durante o período de 2003 a 2011 em que foi  presidente da Comissão para Doutrina da Fé da CNBB.

Dom Walmor, padre Luís Henrique Eloy e Silva, coordenador de tradução e revisão da Bíblia e padre Johan Konings, vice-coordenador de tradução e revisão da Bíblia apresentam a nova tradução da Bíbliano Convivium Emaús, no dia 14 de dezembro, às 10h. O Convivium Emaús localiza-se à rua Ibirapitanga, 235 – Dom Cabral.

Participe. Reserve sua participação: 33752233/34121814

A Nova Tradução da Bíblia da CNBB pode ser adquirida na Loja Cristo Rei.

Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura na Praça da Liberdade

O Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura, construído com a participação do público e curadoria do artista plástico Leo Piló, está em exposição desde o dia 27 de novembro. A 4ª edição do projeto é uma homenagem ao Presépio do Pipiripau, criado pelo artesão mineiro Raimundo Machado Azeredo e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e inspira a mineiridade de cada visitante que se dedicou à construção.

O presépio ficará aberto à visitação até 6 de janeiro e a entrada é gratuita. A Casa Fiat de Cultura localiza-se na Praça da Liberdade, 10, bairro Funcionários. Mais informações pelo telefone: (31) 3289-8900

Filme: A Prece, de Cédric Kahn

Para dar um fim ao vício as drogas, Thomas (Anthony Bajon) decide participar de uma comunidade de ex-usuários que vivem isolados nas montanhas e usam a oração como uma forma de se curarem. Apesar de não muito satisfeito com a escolha, aos poucos Thomas vai se acostumando com a vida religiosa e disciplinada. Através do trabalho duro, da fé e do amor, ele descobre como começar enfrentar um novo desafio.

Confira o trailer clicando aqui.

Concerto: Sinfônico e Lírico ao Meio-Dia

Celebrando o clima natalino, a Fundação Clóvis Salgado faz seu último concerto da temporada na série Sinfônico e Lírico ao Meio-dia, dia 6 de dezembro, às 12h, no Grande Teatro do Palácio das Artes.

Unidos no palco, Orquestra Sinfônica e Coral Lírico de Minas Gerais, com a participação especial do Coral Infantojuvenil Cefart, apresentam obras de grandes compositores, como Tchaikowsky e Handel, além das mais conhecidas canções natalinas com arranjos brilhantemente bem escritos.

A apresentação será no Grande Teatro do Palácio das Artes, na Avenida Afonso Pena, 1537 – Centro. A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone: (31) 3236-7400

Música: Espetáculo de Natal em Jazz

Na terça-feira, 11 de dezembro, às 20h, o Cine Theatro Brasil apresenta The Christmas Song, que traduz as melhores vibrações sensoriais do Natal. Chon Tai, seleciona para o repertório, músicas do seu álbum preferido de Natal: Ella Wishes You a Swinging Christmas – gravado por Ella Fitzgerald no verão de 1960. Além destas composições clássicas eternizadas por grandes intérpretes, o show contará com canções populares, como Hallelujah de Leonard Cohen, e Ave Maria de Gounod. Os arranjos deste show são da compositora e pianista Luisa Mitre.

Os ingressos, a preços populares, podem ser adquiridos no Cine Theatro, na Praça Sete, Rua dos Carijós, 258 – Centro. Mais informações: (31) 3201-5211

Exposição: Primeira Guerra Mundial

A PUC Minas e o Consulado da Bélgica em Belo Horizonte apresentam a exposição fotográfica de “Soldados Estrangeiros na Europa durante a Primeira Guerra Mundial”.

A mostra, com 18 fotografias do cotidiano no front, retrata a história pouco conhecida dos milhares de soldados de diferentes nacionalidades e etnias que participaram do conflito europeu. Boa parte desses registros foi feita pelos próprios jovens que deram suas vidas para lutar uma guerra longe de suas casas.

As fotografias podem ser vista no Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, na Avenida dom José Gaspar, 290 – Coração Eucarístico, de terça a sábado, de 9h às 17h. A entrada é gratuita.

Apresentações: Cantatas de Natal na Arquidiocese de Belo Horizonte

Durante as festividades de Natal, a Arquidiocese de Belo Horizonte promove apresentações musicais em diversas paróquias e entidades. Serão interpretados tradicionais cantos natalinos, além de músicas populares brasileiras e clássicos de grandes compositores mundiais.

Diversos corais e grupos participam das apresentações e a entrada é franca. Confira a programação completa neste link.