Você está em:

Informe Pastoral Presbiteral – Informação, Cultura e Arte – 21 de junho

Lançamento: Livro Versos e Preces, de dom Vicente Ferreira

Dom Vicente Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, apresenta uma coletânea de poemas e fotografias sobre fé e espiritualidade.

O livro pode ser adquirido na Loja Cristo Rei. Mais informações: (31) 3273 8703.

Palestra: Consequências Antropológicas, Bíblicas e Litúrgicas para a “Igreja em Saída”

O “Café e Debate”, projeto cultural promovido pela Paulus, apresenta, no dia 23 de junho, às 9h, palestra do padre Marcelo Silva, com o tema: Consequências Antropológicas, Bíblicas e Litúrgicas para a “Igreja em Saída”.

O evento é gratuito e será realizado na Paulus, Rua da Bahia, 1148, Centro. Mais informações pelo telefone: (31) 3274-3299.

Seminário: Encontro Regional para ecônomos, contadores, advogados e secretários e secretárias diocesanos e representantes de congregações religiosas

O Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil em parceria com o Instituto Axis realiza, nos dias 25 e 26 de junho, em Belo Horizonte, o Encontro para ecônomos, contadores, advogados e secretários e secretárias diocesanos e representantes de congregações religiosas. O curso promove estudos e reflexões sobre gestão eclesial e aspectos práticos para uma boa administração das instituições e organizações religiosas, o encontro irá reunir especialistas da área jurídica, financeira, contábil, administrativa e eclesial.

As inscrições para participar do evento podem ser feitas até o dia 15 de junho, no site do Regional Leste 2. As vagas são limitadas. O encontro será realizado na Casa de Retiros São José, na Avenida Itaú, 475, bairro dom Bosco. Mais informações pelos telefones (31) 3224-2434 / (31) 3224-0017 ou pelo e-mail comunicacao@cnbbleste2.org.br

Espiritualidade: Retiro Espiritual Anual do Clero

Sacerdotes das Regiões Episcopais da Arquidiocese de Belo Horizonte estão convidados a participar do Retiro Espiritual Anual do Clero, um momento especial de espiritualidade e partilha.

O retiro será realizado por regiões: no dia 02 de julho para a Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança,  no dia 16 de julho, para a Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade. No dia 30 de julho, para a Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição e no dia 6 de agosto, para a Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida.

As inscrições podem ser realizadas pelo site. Mais informações pelo telefone: (31) 3269-3100

Música: Coral Jovem Sesc

O Coral Jovem Sesc se apresenta no Auditório do Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, no dia 24 de junho, às 11h.

Formado em 2012, o Coral, que conta atualmente com 130 alunos, com idades entre 10 e 18 anos, representa uma ação continuada de formação musical com caráter social, cultural e artístico.

O Museu de Ciências Naturais localiza-se na Avenida Dom José Gaspar, 290, no bairro Coração Eucarístico. Informações pelo telefone: 3319-4974 ou 3319-4421.

Curso: Formação para Atendentes e Secretárias e Secretários Paroquiais

O ANIMA PUC Minas – Sistema Avançado de Formação – realiza o MÓDULO I do Curso de Formação para Atendentes e Secretárias e Secretários Paroquiais, com início no dia 6 de agosto. O curso visa o aprimoramento profissional nas secretarias paroquiais, oferecendo um curso de formação com uma abordagem prática, apresentando orientações teológico-pastorais e técnicas relacionadas à atividade cotidiana do atendente paroquial (arquivamento, processos, dentre outros).

O curso tem carga horária de 64h e será realizado no período de 06 de agosto a 26 de novembro de 2018 (todas as segundas-feiras), de 13h30 às 17h10, na PUC Minas Coração Eucarístico, prédio 4, sala 205. Informações: 3319-4102 │ anima.secretaria@pucminas.br

Mostra: “Tempo” da artista plástica Betânia Silveira

O Museu Mineiro, recebe a mostra “Tempo”, da artista plástica Betânia Silveira. As peças do acervo são resultado de uma pesquisa plástica densa, profunda e particular, que vem sendo desenvolvida pela artista há mais de uma década. Betânia apropria-se de tramas vegetais encontradas prontas e raízes que geram outras urdiduras, resultando em objetos de cerâmica cujos entrelaçados realizam percursos orgânicos e caóticos, desenhos tridimensionais que constroem volumes, pontes de ar em caminhos de pedra, como a própria artista define o seu trabalho.

A exposição permanece no Museu Mineiro até o dia 8 de julho, na Avenida João Pinheiro, n. 342, em Belo Horizonte.

Informação Especial: Alerta às paróquias sobre empresas que oferecem serviços de telecomunicação

Orientamos as paróquias que tenham cautela com serviços oferecidos por empresas, via telefone, relacionados à divulgação online e inclusão de dados a catálogos telefônicos. Solicitamos que não comuniquem informações relacionadas à Paróquia, comunidades ou demais setores para tais empresas, sem antes buscar referências sobre o trabalho e a instituição que oferece os serviços.