Você está em:

Informe Pastoral Presbiteral: confira a programação de palestras, cultura e arte – 18 de outubro

EXPOSIÇÃO: São Francisco na Arte dos Mestres Italianos

A Casa Fiat de Cultura recebe a exposição “São Francisco na Arte dos Mestres Italianos”, que inclui quadros de artistas como Tiziano, Perugino, Orazio Gentileschi, Guido Reni, Guercino, Carracci e Cigoli. O objetivo é apresentar as fases mais relevantes na representação de São Francisco.

A exposição estará aberta a visitação até o dia 21 de outubro (terça a sexta-feira das 10h às 21h, sábados, domingos e feriados das 10h às 18h). A entrada é gratuita. A Casa Fiat de Cultura está localizada na Praça da Liberdade, 10 – Funcionários, Belo Horizonte. Mais informações pelo site.

FORMAÇÃO: Ciclo de Palestras 

A Livraria Paulinas promove palestras de formação no mês de outubro. No dia 20, às 8h30, apresenta a palestra “Os desafios de ser cristão no mundo atual”, que traz uma reflexão a respeito da missão dos cristãos na sociedade atual.

No dia 27 de outubro, às 9h30, com o tema “Gestos e símbolos na liturgia”, a palestra busca refletir sobre a realidade simbólica e gestual nos ritos da Eucaristia.

Inscrições podem ser realizadas pelo telefone (31) 3269-3700 ou pelo e-mail eventosbh@paulinas.com.br. O Auditório Paulinas Livraria está localizado na Avenida Afonso Pena, 2142, Bairro Funcionários.

CINEMA: O Que de Verdade Importa

Um engenheiro frustrado, que vive em Londres e trabalha consertando eletrodomésticos, não ganha dinheiro o suficiente para pagar suas contas e tem sua vida mudada quando um tio distante aparece em sua vida.

Ao receber a proposta irrecusável de ter todas as dívidas pagas desde que ele se mude para Nova Escócia, no Canadá, o jovem aceita sem muitas alternativas o acordo e inicia uma nova fase em sua vida.

O filme está em cartaz em diversos cinemas em Belo Horizonte. Confira o trailer clicando aqui.

MÚSICA – Coral Lírico de Minas Gerais 

A Fundação Clóvis Salgado dá sequência às apresentações da série Lírico Sacro, com o Coral Lírico de Minas Gerais. Na edição do dia 8 de novembro, às 19h30, o coro se apresenta no Santuário de Adoração Perpétua – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem. A entrada é gratuita.

O concerto tem regência de Lara Tanaka e participação do pianista Fred Natalino.

O Santuário de Adoração Perpétua – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem localiza-se na rua Sergipe, 175, Bairro Funcionários. Informações pelo site ou pelo telefone (31) 3236-7400.

TEATRO – Hamlet

Partindo da obra fundamental de Shakespeare, a ideia geral da companhia é encontrar um Hamlet do nosso tempo. Não numa atualidade forçada, mas ressaltando aspectos da obra que dialogam com os conflitos contemporâneos vistos nas grandes cidades do mundo.

As apresentações serão nos dias 9, 10 e 11 de novembro, no Centro Cultural Minas Tênis Clube, na Rua da Bahia, 2244 – Lourdes, sexta e sábado, às 20h e domingo, às 19h. Ingressos a preços populares. Mais informações pelo telefone (31) 3516-1360 ou pelo site.

MUSICAL – Chaplin

Sucesso de público em São Paulo, aclamado espetáculo chega ao Teatro SESI-FIEMG, em Belo Horizonte. Chaplin, o musical, estreou originalmente no New York Musical Theatre Festival (2006) e passou pelo La Jolla Playhouse (2010) antes de chegar à Broadway, em 2012. A montagem brasileira do espetáculo traz interpretações musicais grandiosas, que incluem canções originais adaptadas e também cinco músicas compostas especialmente para a versão brasileira.

As apresentações serão realizadas nos dias 19, 20 e 21 de outubro, sexta e sábado, às 17h e às 21h e domingo, às 18h, no Teatro SESI-FIEMG, na Rua Padre Marinho, 60 – Santa Efigênia, Belo Horizonte. Ingressos pelo site. Informações (31) 3241-7181.

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA: 60 anos da PUC Minas

Para celebrar os 60 anos da PUC Minas, os campi e unidades receberão exposição de fotos antigas da Universidade. No Campus Coração Eucarístico, a exposição foi inaugurada no dia 25 de setembro, no Espaço Cultura e Fé (prédio 7), e no Campus Serro, às 19h, no hall de entrada. São fotos que retratam a história da Universidade, pertencentes ao acervo do Centro de Memória e de Pesquisa Histórica e da Secretaria de Comunicação. A exposição poderá ser visitada até o fim do ano.

Integram a exposição fotos de todos os campi e unidades, registros históricos da construção de espaços, como a Biblioteca e o Complexo Esportivo, além de imagens de diferentes décadas que mostram o crescimento da região em torno do Campus Coração Eucarístico. Outro documento histórico que integra a mostra é a reprodução do decreto de 12 de dezembro de 1958 de criação da Universidade Católica de Minas Gerais, assinado pelo presidente à época, Juscelino Kubitschek.

MUSICAL – Carpenters: O Musical

O “Carpenters” foi um dos grupos românticos mais famosos da década de 1970, inicio dos anos 1980. A banda tinha como base as canções compostas pelos irmãos Karen e Richard Carpenter. Com seu estilo melódico, eles alcançaram por diversas vezes o topo das paradas americanas, tornando-se um dos maiores representantes do pop romântico mundial.

Para presentear os milhares de fãs da dupla, “The Carpenters: O Musical” promete deixar o público com a impressão de que estão literalmente diante de Karen e Richard Carpenter.

A única apresentação será realizada no Centro Cultural Minas Tênis Clube, na Rua da Bahia, 2244 – Lourdes, no dia 19 de outubro, às 21h. Ingressos no site do Teatro. Mais informações pelo telefone (31) 3516-1360.

CONCERTO: Orquestra Sinfonia de Betânia

A Orquestra Sinfonia de Betânia será a próxima atração dos Concertos Dominicais Peter Lund, neste 21 de outubro. A atração, gratuita e aberta ao público, será às 11h, no auditório do Museu de Ciências Naturais PUC Minas, na Avenida Dom José Gaspar, 290, Campus Coração Eucarístico, em Belo Horizonte.

A Orquestra Sinfonia de Betânia é um projeto do Centro Cultural e Esportivo Betânia, uma obra social da Comunidade Missionária de Villaregia, que atua em Belo Horizonte desde 1985. O projeto, fundado em 2012, introduz crianças e adolescentes ao estudo da música erudita, com aulas de Percepção Musical, Prática Instrumental e Prática de Orquestra.

Mais informações pelo telefone (31) 3319-4152.