Você está em:

II Congresso Latino-Americano e Caribenho de Teologia

A partir do tema “Igreja que caminha com Espírito e dos pobres”, é realizado em Belo Horizonte o II Congresso Latino-Americano e Caribenho de Teologia, organizado pela Ameríndia Continental. Teólogos da América Latina, Caribe e representantes de comunidades eclesiais estão reunidos para discernir, a partir da Palavra de Deus, a presença do Espírito Santo dentro das práticas de solidariedade com os excluídos, como resultado de uma nova forma de ser comunidade cristã e da necessária reforma que a Igreja tem o desafio de promover na atualidade. 

 

O Congresso está em sintonia com a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium do Papa Francisco, e se inspira na missão programática de Jesus no Evangelho de Lucas: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para anunciar a Boa Nova aos pobres”.
 

Em sua apresentação, o comitê organizador do congresso sublinhou que depois do primeiro Congresso de 2012, realizado em São Leopoldo, no sul do Brasil, que mobilizou a comunidade teológica latino-americana, “este II Congresso pretende continuar essa mobilização num novo momento eclesial que criou mudanças na agenda pastoral e teológica universal. Por isso, a conferência terá como destinatários não somente os teólogos e teólogas, mas também as comunidades cristãs da América Latina e Caribe.

 

O Congresso Latino-Americano e Caribenho de Teologia é realizado na Casa de Retiros São José, de 26 a 31 de outubro. O endereço é Av. Itaú, 475, bairro Dom Bosco, Belo Horizonte.