Você está em:

Fundação Obras Sociais Nossa Senhora da Boa Viagem

Obra do Berço e Farmácia Comunitária ganham nova sede

 

Marcos Túlio Barreto (direita) é atendido pelo farmacêutico Gregório Filho, voluntário da Fundação Obras Sociais Nossa Senhora da Boa Viagem (Fonsbem).

A Obra do Berço e a Farmácia Comunitária, que integram a Fundação Obras Sociais Nossa Senhora da Boa Viagem (Fonsbem), ganharam nova sede em 2015. Com o novo espaço, esses projetos sociais tornaram-se ainda mais integrados.  A Gerente da Fonsbem, Renata Parreira, destaca que a nova infraestrutura promove “o fortalecimento das obras sociais, além de trazer melhorias na qualidade do atendimento”.  A nova sede fica na Rua Sergipe, número 178 A, bairro Funcionários.

Coordenador voluntário da Farmácia Comunitária, o farmacêutico Gregório Sá Filho dedica-se a obra desde 2007. Segundo ele a Farmácia, muitas vezes, é a única opção para muitas pessoas sem condições de arcar com remédios. “Tenho muita satisfação em poder ajudar. O trabalho proporciona uma constante troca de experiências e isso também auxilia no tratamento das enfermidades”.

Marcos Túlio Barreto é uma das pessoas que recebe a ajuda da Farmácia. Há aproximadamente cinco anos, ele procura a Fonsbem quando precisa de medicamentos. “Está tudo muito difícil e caro. A Farmácia ajuda muitas pessoas que não têm condições de comprar remédios. Alivia também a dor do bolso”, relata.

A Farmácia Comunitária tem como objetivo arrecadar medicamentos – dentro do prazo de validade – e repassá-los gratuitamente para a população mais pobre de Belo Horizonte. Os medicamentos são doados por quem não os utiliza mais. A Fonsbem também recebe amostras gratuitas cedidas por especialistas, profissionais da saúde e, também, organizações parceiras.

Proteção à maternidade

 

Voluntárias confeccionam enxovais para  gestantes de comunidades pobres de BH   

As mães e os recém-nascidos também recebem o carinho e a atenção da Fonsbem. A Obra do Berço tornou-se uma referência entre as gestantes. A iniciativa oferece enxovais e orientações. O relato de quem já foi amparado pela obra social acaba atraindo pessoas que precisam de ajuda. Foi assim que Marlene Oliveira soube da existência desse trabalho e trouxe sua filha, de apenas 13 anos, que está grávida. “Uma gestante que veio aqui me disse que o kit é muito bom e ajuda bastante”, diz, acrescentando: “Nesse momento difícil em que estou desempregada e o companheiro de minha filha também não está trabalhando foi fundamental conseguir as roupinhas para meu neto começar a vida. Fui muito bem atendida e espero que esse trabalho continue ajudando muitas pessoas”, conclui.

A Obra do Berço é fruto do trabalho voluntário de costureiras que confeccionam enxovais destinados às mães de comunidades pobres da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A senhora Maria da Conceição Couto é quem coordena voluntariamente a iniciativa. “Gosto muito do trabalho realizado aqui. É gratificante poder ajudar as gestantes carentes que recebem enxovais feitos com muita boa vontade”, conta.

 

  

Casa Santa Zita e Centro Social Lar Frei Leopoldo

Além da Obra do Berço e da Farmácia Comunitária, a Fonsbem é responsável por outras duas obras: a Casa Santa Zita e o Lar Frei Leopoldo. A Casa Santa Zita é uma Instituição de Longa Permanência para Idosas que oferece moradia, assistência espiritual, médica, social e humana. São acolhidas idosas em situação de risco social que necessitam de apoio e acompanhamento diário, encaminhadas pelo poder público.

Atualmente, a Casa é o lar de 30 idosas. Sua missão é proteger a terceira idade, visando assegurar os direitos dos idosos relacionados à moradia, vida, saúde, alimentação, lazer, cultura, religiosidade e dignidade.

O Centro Social Lar Frei Leopoldo faz o acolhimento institucional de 15 meninas, a partir dos sete anos de idade, desligadas do convívio familiar. As crianças e adolescentes são encaminhadas pelos Conselhos Tutelares Regionais e Vara da Infância e da Juventude. Sua missão é contribuir para o desenvolvimento físico, mental, psicológico, intelectual e social das meninas amparadas.

Números da Fundação Obras Sociais Nossa Senhora da Boa Viagem em 2015

Farmácia Popular

Medicamentos distribuídos: 213.188
Pessoas atendidas: 5.439
Obra do Berço
260 gestantes receberam enxovais
Graças às doações e ao trabalho de voluntários, foram confeccionados 300 enxovais.