Você está em:

Fiéis participam da Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés presididos por dom João Justino

Dom João Justino presidiu a Missa da Ceia do Senhor e a cerimônia do Lava-pés, na noite de Quinta-feira Santa, dia 24, no Santuário de Adoração Perpétua – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, em comunhão com centenas de fiéis. A data relembra a última ceia de Jesus com seus discípulos, a instituição da Eucaristia e do sacerdócio. Também marca o início do Tríduo Pascal – os três dias mais importantes do calendário litúrgico. O tríduo tem início na Quinta-feira Santa e termina no Sábado de Aleluia com as vésperas do Domingo da Ressureição. 
 

Antes da Missa, dom João Justino, os padres Marcelo Silva, SSS, e Alejandro Fábio, SSS, da Arquidiocese de Belo Horizonte e o monsenhor João César, da Diocese de Paracatú, receberam os fiéis na porta da igreja, para a cerimônia de Lava-pés. Um momento especial de acolhida e comunhão, que reproduz o gesto de Jesus ao lavar os pés dos discípulos na última ceia, em sinal de humildade e serviço.

 

Durante a homilia, dom João Justino falou sobre o Evangelho de São João e destacou o sentido de entrega e amor ao próximo presentes no gesto de Jesus para com os discípulos. Sobre realizar o Lava-pés na porta da igreja, disse que  “é um modo de incluir ainda mais pessoas nesse gesto que é muito profundo e que aponta um desdobramento da Eucaristia: a comunhão com os irmãos para se tornar serviço a cada pessoa. Essa experiência toca o coração de muitos que, chegando à igreja veem que eles também podem lavar os seus pés. Uma maneira de tomar parte no grupo do Senhor, na comunidade de fé, na Igreja”.  

Após o momento da Comunhão, os fiéis participaram de uma procissão com o Santíssimo Sacramento até a Capela, onde foi realizada a Vigília Eucarística.

 


 

 
 


Imprensa:

– Jornal O Tempo

VEJA TAMBÉM