Você está em:

Fiéis Celebram os 80 anos da Paróquia Santana

 

Os 80 anos da Paróquia Santana, no bairro Serra,  foram celebrados com alegria e devoção  no domingo, dia 24 de julho, reunindo centenas de fiéis da própria paróquia e da Paróquia visitante de São Vicente e São Sebastião. A celebração foi presidida por dom Walmor e concelebrada por sacerdotes das duas comunidades de fé.

O Arcebispo ressaltou a importância dos 80 anos de evangelização da Paróquia Santana, por ser a casa da Palavra, da oração, do acolhimento e do ensinamento. “Significa a confirmação de uma história de vida e do evangelho na sociedade, o que é um grande desafio”. Dom Walmor lembrou ainda que o anúncio do Evangelho precisa ser dinâmico e que muito pode ser feito para que a paróquia comunique ainda mais e melhor o Evangelho. “Olho para os prédios vizinhos e me pergunto: quantas pessoas ali têm a vivência do Evangelho? Então é preciso irmos até essas pessoas, ser igreja em saída, presente em cada casa, como nos pede o Papa Francisco.

 

 

O Dia de Santana, no calendário da Igreja, é 26 de julho, mas, segundo padre Danilo César, a celebração ocorreu no domingo, dia 24, por ser pastoralmente mais apropriado

 

“Cada casa é uma Igreja,  por oferecer a cada pessoa a habilidade necessária para dar conta de sua tarefa” – disse o Arcebispo ao destacar que Santana e São Joaquim, avós de Jesus cumpriram esse papel no projeto de Deus-Pai. “Foram eles que deram todo o respaldo para  a Virgem Maria  dar a resposta que deu, ao anjo enviado por Deus. A graça , nela, pôde atuar  porque encontrou em Maria o respaldo tecido pelos pais. Esse é o papel dos pais e avós” – disse o Arcebispo.

Após a celebração, a imagem de Santana percorreu a região do bairro Serra, em um caminhão do Corpo de Bombeiros, seguida por uma carreata. Às 19 horas, o pároco, padre Danilo César, celebrou a Missa de encerramento da Festa.

 

A data dedicada a Santana no calendário da igreja é o dia 26 de julho, mas, segundo padre Danilo, a celebração ocorreu no domingo, dia 24, por ser pastoralmente mais apropriado. Durante toda a semana, os fiéis se reuniram em oração, preparando-se para a festa. No sábado, véspera do grande dia, houve vigília e uma confraternização.

 

MATÉRIA RELACIONADA

 

Jornal Estado de Minas

Paróquia de Santana em festa – Dom Walmor celebra Missa dos 80 anos da Paróquia de Santana, na Serra