Fiéis celebram Dia da Imaculada Conceição de Nossa Senhora

Milhares de fiéis se reuniram nas paróquias e comunidades de fé da Arquidiocese de Belo Horizonte neste domingo, dia 8 de dezembro, para celebrar o Dia de Nossa Senhora Imaculada Conceição. Logo cedo, às 6h, o Santuário Nossa Senhora da Conceição, no bairro Lagoinha, já recebia muitas pessoas para a primeira Missa do dia.

Às 8h, o arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidiu Celebração Eucarística. Dom Walmor lembrou que a Igreja do mundo todo se une em comunhão para celebrar a Imaculada Conceição. “Somente Nossa Senhora foi concebida sem o pecado original. Maria foi escolhida para ser a Mãe do filho de Deus e aceitou o pedido do senhor. Para Deus, nada é impossível. Então, essa mesma graça que trouxe para Maria a maternidade divina, também pode trazer bênçãos para todos nós” disse dom Walmor.

Ao final da celebração, dom Walmor apresentou aos fiéis os novos integrantes da diretoria do Conselho Arquidiocesano das Associações, Movimentos e Novas Comunidades (Camenc). Dom Walmor também foi surpreendido por uma surpresa preparada pela comunidade: um painel com informações sobre a construção da Catedral Cristo Rei que também divulgava a Campanha do Cimento.

O bispo auxiliar dom Wilson Angotti presidiu a Missa de 10h. Dom Wilson falou sobre a origem do nome Imaculada Conceição “Imaculada quer dizer sem manchas e Conceição significa concepção. Maria  foi concebida sem pecado, para que pudesse ser a mãe de Jesus. Em Maria, todos nós devemos nos espelhar, para também dizermos o nosso sim a Deus”. Ao final da celebração, os fiéis receberam a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil. A imagem irá peregrinar por todas as foranias da Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição (Rensc).

O Padre Gladstone Elias, reitor do Santuário Nossa Senhora da Conceição, lembrou que em 2014 o Santuário completará 100 anos do início de sua construção e será celebrado o jubileu.

Imaculada Conceição
A Imaculada Conceição de Maria foi oficialmente reconhecida pela Igreja a partir do Papa Pio IX que, em 1854, promulgou o dogma. Imaculada Conceição significa que Maria foi concebida sem a mácula do pecado original. A maternidade divina de Maria é origem de sua Imaculada Conceição.

Jornal Estado de Minas
Jornal O Tempo