Você está em:

Festival da Gastronomia Mineira, que será realizado no Santuário Nossa Senhora da Piedade, é destaque na imprensa

Nos dias 10, 11 e 25 de junho o Santuário Nossa Senhora da Piedade recebe o Festival de Gastronomia Mineira, que integra a programação especial do Jubileu dos 250 Anos de Peregrinação na Fé ao Santuário Nossa Senhora da Piedade – Casa da Padroeira de Minas Gerais. O Festival é destaque em importantes publicações impressas e sites, assim como o Queijo do Frei Rosário, maturado no Santuário, que será apresentado e degustado durante os dias do evento.

O método de maturação do Queijo do Frei Rosário foi recuperado por meio do projeto Primórdios da Cozinha Mineira, que visa resgatar os costumes alimentares centenários da região entre os santuários do Caraça e Nossa Senhora da Piedade, conforme explicou a especialista em pesquisas gastronômicas Vani Pedrosa:”O que vamos revelar neste fim de semana é resultado de um trabalho de vários anos, que envolve a pesquisa da famosa técnica de frei Rosário. Esses queijos serão apresentados ao público e analisados por especialistas do Senac e outros convidados”.

Imprensa:
– O Tempo
– Diário do Comércio
– Portal MG Turismo

 

O Festival de Gastronomia Mineira será realizado no Espaço Dom João Resende Costa, no Santuário Nossa Senhora da Piedade, no alto da Serra da Piedade. Mais informações pelo telefone: (31) 3651-6335.

Programação:

10 de junho
9h30 – Harmonização de queijos à forma especial do Frei Rosário. Apresentação das ações com as cinco regiões queijeiras, do inventário do Queijo Frei Rosário, da histórica e técnica da cura de queijo, tendências de mercado para este tipo de produto. Degustação do queijo pasteurizado e o artesanal e dos queijos curados em caverna – Senac Minas
11h – Comercialização de queijos das cinco regiões produtoras e participantes do Festival de Gastronomia

11 e 25 de junho
10h30 – Degustação e comercialização dos queijos curados à forma especial do Frei Rosário das cinco regiões produtoras das Minas Gerais e participantes da Festival de Gastronomia.