Festa de Corpus Christi: celebrações com o arcebispo dom Walmor

O arcebispo dom Walmor se une aos peregrinos do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais para celebrar a Festa de Corpus Christi, dia 20 de junho, próxima quinta-feira. A Missa presidida pelo Arcebispo será às 9h, na Ermida da Padroeira de Minas Gerais – Basílica da Piedade, no ponto mais alto da Serra da Piedade.

Mais tarde, às 16h, dom Walmor celebra a Eucaristia no Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua – Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem (Rua Sergipe, 175, bairro da Boa Viagem, BH). Após a Missa, os fiéis participam de procissão com o Santíssimo Sacramento até a Igreja São José, no Centro. Um tapete feito com serragem, de 1Km, no itinerário da procissão, ligará as duas Igrejas.

Festa de Corpus Christi

No Corpus Christi, este ano celebrado no dia 20 de junho, a Igreja no mundo inteiro, celebra o Mistério da Eucaristia: o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo – Santíssimo Sacramento. A celebração é uma referência à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição da Eucaristia, durante a Última Ceia de Jesus Cristo com os Apóstolos. O Corpus Christi tem data variável no calendário. É realizado 60 dias após o Domingo de Páscoa, sempre em uma quinta-feira.

Durante a Celebração, são comuns as procissões pelas ruas com o Santíssimo Sacramento, onde as comunidades testemunham sua fé na Eucaristia. No Brasil, fiéis enfeitam as ruas com tapetes de serragem colorida.