Você está em:

Fé, uma aventura comunitária

A fé é um ato pessoal de adesão a Deus e, ao mesmo tempo, expressão comum daqueles que a professam como Povo de Deus. Deve ser cultivada para crescer sempre mais. Precisa ser alimentada pelo testemunho de pessoas que a experimentam, esclarecida pela revelação ao Povo de Deus na Bíblia e  expressa na oração comum e direta à Santíssima Trindade.

O projeto de Deus é salvar os seres humanos em comunidade. Assim, é desde o principio. Com o seu povo, Israel, Ele fez aliança e o foi instruindo gradualmente, manifestando na própria história do povo, a si mesmo e a sua vontade. Santificando-o para si como sinal de seu amor à humanidade.

A caminhada de fé do Povo de Israel

É a partir da obediência de Abraão a Deus, que Ele se coloca no caminho de fé, origem da formação de um povo portador da benção de Deus para um mundo em busca de salvação.

 

Como os primeiros cristãos
buscaram e encontraram o ressuscitado,
também nós podemos buscá-lo e
encontrá-lo

Este povo também foi peregrino no deserto, com Moisés, e depois se estabeleceu na terra prometida. Nesse lugar, muitas lutas, guerras, infidelidades e exílio aconteceram, mas o povo manteve a fé na aliança e no Deus de Israel. Assim, em Jesus Cristo, Deus estabelece a nova aliança. Com sua morte e ressurreição, o constitui cabeça desse povo escolhido e faz de seus corações morada do Espírito Santo. Esse povo é Igreja de Cristo a quem Jesus deixou a missão de tornar presente o Reino de Deus no mundo, pregando e testemunhando o Evangelho e celebrando a Eucaristia junto às comunidades. Essa Igreja peregrina chega até nós e, com ela, o chamado para continuarmos essa missão.
 

A caminhada da comunidade cristã

Como os primeiros cristãos buscaram e encontraram o ressuscitado, também nós podemos buscá-lo e encontrá-lo: na comunidade reunida (Mt 18,20); na escuta comunitária da Palavra (Lc 24,32); na celebração eucarística (Lc 24,35); na entrega da vida pelo Reino (Mt 25,40), nos sinais dos tempos e na história (Mt28,20). Nessa busca encontramos o Cristo ressuscitado, lugares onde fazemos o discernimento para a compreensão da vida cristã: Ele, o Cristo, por seu Espírito, está presente em nós. A comunidade cristã é o novo lugar em que podemos encontrar o Senhor ressuscitado.

Fazendo o percurso desse caminho procuramos conhecer as experiências das primeiras comunidades que se reuniam para ouvir os ensinamentos dos apóstolos, partir o pão, participar das orações e viver unidos (At 2,42). Vivências que, hoje, nos ajudam no fortalecimento da comunidade que se reúne para a celebração da Eucaristia e se coloca na escuta do anúncio; que faz a própria experiência de fé, pois acolhidas pela comunidade, as pessoas, juntas, buscam discernir a presença de Deus em seu caminho. Esse é o novo povo de Deus: uma comunidade de seguidores de Jesus.

 

Neuza Silveira de Souza
Coordenadora da Comissão Bíblico-Catequética da Arquidiocese de BH