Família, lugar do testemunho cristão

A Transmissão e Educação da Fé na Família é o tema da Semana da Família 2013, organizada pela CNBB, no Ano da Fé.  Todas as comunidades são convidadas a celebrá-la de 11 a 18 de agosto.

Os temas apresentados durante a semana propõem uma reflexão sobre as dificuldades que as famílias enfrentam para educar seus filhos na fé, diante do individualismo e do relativismo que o mundo moderno impõe. As pessoas desejam apenas atender seus anseios, criam critérios próprios, acreditam em verdades individuais e num deus que deve obedecer a seus interesses particulares.

A família cristã, apesar das dificuldades, deve formar seus filhos numa visão humanista, educando-os para a vida comunitária e fraterna. Deve embasar-se no amor que aceita e respeita a dignidade de cada filho como indivíduo e saber distinguir um filho do outro, educando-os para a honestidade e responsabilidade.

Os pais cristãos precisam se convencer de que a tolerância, o respeito pelo outro, a esperança de transformação e a prática da caridade se aprende pelo testemunho deles próprios

Cabe aos pais a formação integral de seus filhos, cuidando com coragem, força e docilidade, preservando a integridade física, moral e espiritual deles. Os filhos precisam sentir segurança e confiança nos pais. Contribuem para isso o diálogo aberto, a paciência diante das constantes mudanças na vida das crianças e dos jovens e os elogios, também  importantes na convivência familiar.

Os pais cristãos precisam se convencer de que a tolerância, o respeito pelo outro, a esperança de transformação e a prática da caridade se aprende em casa, pelo testemunho deles próprios. Assim a incoerência torna-se a grande vilã da educação familiar. Quando se deseja educar para o respeito aos valores humanos e cristãos, é necessário ocupar-se dessa tarefa e  isso só  é possível quando os pais são presença afetiva e efetiva para seus filhos. Os filhos aprendem muito mais com o que veem do que com o que escutam.

A família é o lugar onde se conhece Deus, aprende-se a amá-lo e a amar o próximo. Nela, os valores do Evangelho devem ser anunciados e testemunhados. Valores que são eternos apesar das grandes mudanças na educação, pois o respeito nas relações entre as pessoas, os valores da fé, a obediência e o amor a Deus e aos pais não devem mudar. A autoridade sobre os filhos não pode sair de moda, é direito e dever dos pais.

Criar um ambiente cristão saudável em casa inclui, também,  a celebração das manifestações afetivas pela família. Amor e carinho nunca caem em desuso.

Embora a disciplina familiar tenha sofrido transformações e as convivências no lar em virtude de cada membro da família tenham mudado, é necessário manter-se o respeito à individualidade de cada um; dar liberdade para as opiniões serem manifestadas e ouvidas é excelente prática.

Os pais têm de ter segurança e consistência para orientar seus filhos.   Esta semana é uma boa oportunidade para a família se reunir para rezar e realizar uma revisão da vida em comum, tornando a experiência da Igreja Doméstica testemunho vivo na comunidade de fé.

“ Texto Baseado no Texto da Semana da Família 2013”

Pe. Luiz Cezar Antunes da Silva
 Coordenador das Escolas Católicas, Adminsitrador
Paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Graças (Lagoa Santa)