Você está em:

Família Acolhedora: capacitação de famílias amplia o serviço

O serviço Família Acolhedora celebra o aumento do número de famílias capacitadas para acolher crianças e adolescentes em risco social. Este é o resultado de um amplo trabalho de divulgação realizado durante todo este ano. Mais sete famílias participaram do processo de capacitação, que envolve entrevistas e visitas ao longo de um mês, e agora estão preparadas para oferecer um lar temporário para as crianças e adolescentes.

Exemplos de solidariedade e amor ao próximo, duas das famílias que participaram da última capacitação, e que já possuem outros filhos, decidiram que poderiam acolher outras crianças. Uma destas famílias recebeu uma criança de dois anos e a outra família recebeu uma criança de oito anos.

Sobre o Serviço

O serviço Família Acolhedora promove o acolhimento temporário em lares de famílias voluntárias, prevendo o acompanhamento e cuidados integrais à criança e ao adolescente afastados de suas famílias de origem, até que os mesmos possam voltar para casa ou serem encaminhados para adoção. O serviço representa importante avanço no que se refere à garantia de direitos da criança e do adolescente, como preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), ao possibilitar o direito à convivência familiar, fator relevante para a formação social do indivíduo.

Mais informações sobre o serviço no Vicariato Episcopal para Ação Social e Política pelos telefones: (31) 3423-8618 / 3463-8083 / 3277-4511, e-mail familiaacolhedorabh@yahoo.com.br ou pessoalmente, na Rua Além Paraíba, 208 – bairro Lagoinha.