Você está em:

Arquidiocese de BH reforça a acolhida e o cuidado dedicados aos mais pobres

As instituições da Arquidiocese de Belo Horizonte, a exemplo do Vicariato para Ação Social, Política e Ambiental (Veaspam) e da Providens, intensificam suas iniciativas dedicadas ao mais pobres e marginalizados.  A Pastoral de Rua, no dia 29 de março, distribuiu para os moradores de rua cerca de 1500 kits de lanches, 1300 kits de higiene, 3500 águas e mais de 500 mais marmitex. Todas os voluntários envolvidos na ação foram capacitados e devidamente orientadas para que tomem as cautelas necessárias ao combate da pandemia do coronavírus.

O Veaspam e a Providens, junto com o Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua Nossa Senhora da Boa Viagem, estão trabalhando para arrecadar cestas básicas, roupas, água, produtos de limpeza e higiene pessoal para os moradores de rua. Você também pode ajudar cuidando dos que mais precisam.

Os pontos de arrecadação funcionam de 8h às 17h, no Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua Nossa Senhora da Boa Viagem, na Rua Sergipe, 175, bairro Funcionários e no Veaspam,  na Rua Além Paraíba, 208, bairro Lagoinha. Mais informações pelo número (31) 3422-6122.

Sobre a Providens

A Ação Social Arquidiocesana Providens oferece atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade social nas áreas de serviços sociais, de saúde, educação, habitação, geração de renda e inserção no mercado de trabalho, de forma gratuita e continuada. A instituição da Arquidiocese é referência no atendimento desse público, colaborando na construção de uma sociedade justa e solidária.

Sobre o Vicariato para Ação Social, Política e Ambiental (Veaspam)

Um de seus principais objetivos do Veaspam é fortalecer a inserção social da Igreja, em diálogo com o Projeto de Evangelização Arquidiocesano. Por isso mesmo, busca uma ampla integração entre a Igreja e a sociedade, com a instituição de políticas que procurem fortalecer agentes, pastorais e núcleos, dedicados a contribuir para a solução de problemas sociais.

O Vicariato estabelece suas ações prioritárias a partir de três amplas diretrizes: inserção nos espaços públicos de participação; consolidação da força institucional da Igreja na participação dos processos de desenvolvimento das políticas públicas; incentivo à participação popular e à mobilização cidadã. Além dessas diretrizes, há iniciativas que agregam e orientam a ação social da Arquidiocese de Belo Horizonte. A atuação do Vicariato se consolida como articulador, promotor e assessor da ação social e política em âmbito paroquial, forâneo e regional. Congrega, assim, as pastorais sociais e os projetos de acolhida aos mais pobres.