Você está em:

Estudantes da PUC Minas representarão o Brasil na final da maior competição de tecnologia do mundo

Os cursos de Tecnologia em Jogos Digitais e de Sistemas de Informação da PUC Minas, Unidade São Gabriel, foram os vencedores da etapa nacional da Imagine Cup 2016, a maior competição de tecnologia do mundo, com o jogo Sonho de Jequi, e irão representar o Brasil, na categoria Games, na final mundial em Seatlle, Estados Unidos, na sede da Microsoft Corp, entre os dias 26 e 29 de julho. O finalista mundial será premiado com US$ 50 mil e terá mentoria, durante um mês, com a alta direção da Microsoft.
 
A escolha foi anunciada pela Microsoft Brasil na terça-feira, 7 de junho. Integram a equipe vencedora, denominada TowerUp, os alunos de Jogos Digitais Érico de Cerqueira Grasso, Alessandra Faria de Castro e Ramon Coelho de Souza e, de Sistemas de Informação, Daniel Sanabria Villazon. Os professores orientadores foram Arthur Martins Mol, Daniel Pinheiro Lima, Eduardo Penha Castro Fantini, Eveline Alonso Veloso, Luiz Flávio Freitas Barbosa de Oliveira, Marcelo Souza Nery, Marco Antônio da Silva Barbosa, Rosilane Ribeiro da Mota, Sandro Jerônimo de Almeida, Simone Alves Nogueira, Vinícius Graciano Santos e a supervisão do professor Paulo Fernando Braga Carvalho. O professor Sandro Jerônimo, coordenador do Microsoft Innovation Center (MIC PUC Minas), é mentor oficial da equipe na competição. 

A escassez de recursos hídricos no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, é o pano de fundo para a história do jogo digital, em que o menino Jequi precisa vencer vários desafios para conseguir água para sua família. Para apresentar a riqueza cultural da região, todo o jogo foi feito à mão, em aquarela, e depois transferido para programa 3D. A trilha sonora é do cantor e compositor Rubinho do Vale. Ao final de cada fase do jogo é possível fazer uma doação em benefício das comunidades do Vale do Jequitinhonha. A intenção é conscientizar os jogadores e estimular o encaminhamento de donativos para a Cáritas Brasileira, em Araçuaí, entidade de promoção e atuação social que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário, com atuação junto aos excluídos.

 
Etapas da competição 
 
Na etapa nacional da Imagine Cup, ocorrida em Belo Horizonte, em abril, o Sonho de Jequi venceu na categoria Games, sendo um dos nove projetos selecionados entre 245 inscritos para a final da etapa nacional da competição. Esses nove projetos, três de cada categoria (Cidadania, Games e Inovação), concorreram a uma vaga para disputar a final mundial em Seattle. A equipe de games da PUC Minas foi a selecionada para representar o Brasil no mundial.
 
De acordo com o gerente de Projetos Acadêmicos e Centros de Integração Microsoft, Rodrigo Dias, esta edição da Imagine Cup foi a mais concorrida, com inscrição recorde de projetos. 

Destaque na Revista Isto É Dinheiro