Deus vê o segredo dos nossos corações. Ele percorre o nosso íntimo mais profundo. Seu olhar é tão somente movido pelo amor verdadeiro e puro que é capaz de ultrapassar nossos gestos e atitudes e alcançar o nosso coração. O Senhor, ao atingir nosso íntimo, ali permanece, ali faz sua morada. É dentro de ti, que encontrarás o Deus Amor. É em ti que Ele escolheu permanecer. Busca-O e encontrarás a paz. Tem coragem de voltar para dentro de ti mesmo e encontrarás o Senhor, o Amado de sua alma.

É a partir dessa realidade de amor que entendemos porque é impossível agradar a Deus sem fé e também sem caridade. Nossas atitudes, esforços e até conquistas ficam vazias se desprovidas de um impulso puro do coração que crê a ama. Deus vê o segredo.

 

Quanto mais próximos Dele, mais intensamente o calor desse amor vai nos tornando puros e santos
É uma Chama Viva escondida em nós

Muitas vezes somos movidos por sentimentos baixos de vingança, raiva, disputa, autopromoção, vaidade, ciúmes, e tantos outros que passeiam em nosso íntimo. Podemos disfarçar e manter esses sentimentos secretos aos olhos dos homens, mas são plenamente conhecidos por Deus. Devemos entender que esses sentimentos não moram em nós, estão de passagem. Deus habita em nós, Deus permanece. É preciso ter coragem de buscar mais fundo, atravessar a agitação dos sentimentos e alcançar a presença divina em nós. O amor de Deus em nós é o que deve nos mover, nossa vontade unida à vontade de Deus em nós é o que deve nos impulsionar.

O que há no segredo do seu coração?

Não tenhamos medo de buscar o Senhor em nosso íntimo. Deus que vê o segredo é capaz de sondar a profundezas de nossas almas, a pureza de nossas intenções e a verdade de nossa vontade. E se ainda estivermos distantes da pureza e da verdade próprias de Deus, o segredo do nosso coração pode ser purificado por seu amor e bondade. Quanto mais próximos Dele, mais intensamente o calor desse amor vai nos tornando puros e santos. É uma Chama Viva escondida em nós.

 

Anajúlia Gabino
Consagrada da Comunidade Católica Árvore da Vida