Você está em:

Educação: um compromisso de todos

Ao divulgar o resultado de nosso processo seletivo referente ao primeiro semestre de 2014, manifestamos nossa alegria em receber, dentro de algumas semanas, milhares de estudantes que buscam a educação superior da PUC Minas confiando na qualidade e missão da nossa universidade.

Quando falamos em missão, referimo-nos ao compromisso de nossa instituição em oferecer uma formação integral, que gere um conhecimento transformador e engajado na edificação de uma sociedade mais justa e fraterna.  Fazemos isso por meio da profissionalização com qualidade, contando com projetos pedagógicos atualizados e com um corpo docente altamente capacitado.

 

Quando falamos em missão, referimo-nos ao compromisso de  oferecer  formação integral, que gere  conhecimento transformador na edificação de uma sociedade mais justa e fraterna

E é por acreditar na educação como fator transformador da sociedade que propomos, neste momento, uma breve reflexão sobre um processo que avança, incomodamente, há anos no Brasil, que é a baixa procura pelos cursos de formação de professores do ensino básico. A opção dos jovens pelas licenciaturas e, por conseguinte, pelo magistério na educação básica, tem registrado quedas tão drásticas que já faltam professores em inúmeras escolas em todo o país, especialmente nas públicas.

O compromisso e opção histórica da PUC Minas de apoio à formação de professores fizeram com que a instituição viesse, ao longo dos anos, implementando várias medidas para manter vivas todas as suas áreas de licenciaturas, sem abrir mão da qualidade. E, mais recentemente, adotamos o Plano Estratégico de Referência para a Formação de Professores da Educação Básica, que, não temos dúvida, materializará de modo contundente o compromisso da universidade com a formação de docentes para o ensino básico.

Entre as medidas já definidas está a intensificação do número de bolsas de estudo integrais do PROUNI, o Programa Universidade para Todos, do governo federal, para as licenciaturas. Este, certamente, não é um desafio apenas para a PUC Minas, mas do poder público e de toda a sociedade, para que possamos garantir, em um futuro bem próximo, uma educação básica de qualidade, com o devido reconhecimento e valorização daqueles que decidem abraçar a belíssima causa do magistério.

 

Professor dom Joaquim Giovani Mol Guimarães
Bispo auxiliar da Arquidiocese de BH
Reitor da PUC Minas