Você está em:

Educação Cidadã é tema do programa Parlamento Jovem 2012

A edição deste ano do programa Parlamento Jovem (PJ) tem como tema a educação cidadã. A proposta é pensar a escola como um espaço democrático, aberto à participação efetiva dos alunos e da comunidade, na busca de soluções para os problemas que envolvem não apenas os processos de ensino-aprendizagem, como também aqueles referentes à convivência escolar. A abertura dos trabalhos será nesta quinta-feira, 22 de março, às 13h30, na PUC Minas, campus Coração Eucarístico, auditório 3, prédio 43 – Av. Dom José Gaspar, 500 – bairro Coração Eucaristíco.  

Alunos do ensino médio de Belo Horizonte e de 19 cidades do interior terão a oportunidade de estudar e debater a temática, divida em três subtemas: participação coletiva no espaço da escola; função das redes virtuais na formação cidadã; e diversidade cultural: gênero, sexualidade e etnia. O objetivo é que, ao final do semestre, os participantes apresentem propostas que sejam votadas e encaminhadas à Câmara Municipal, com a intenção de serem apreciadas pelos vereadores.

Este ano, o Parlamento Jovem de Belo Horizonte é realizado por meio da parceria entre a Escola do Legislativo da Câmara Municipal da capital, a PUC Minas – Curso de Ciências Sociais e da Pró-reitoria de Extensão, e da Secretaria do Estado de Esportes e da Juventude do Governo Estadual, por intermédio da Subsecretaria da Juventude.

Também participam do programa as cidades de Carandaí, Ouro Preto, Carmo do Cajuru, Nova Serrana, Capelinha, Itaobim, Montes Claros, Caratinga, João Monlevade, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Iturama, Juiz de Fora, Santos Dumont, Visconde do Rio Branco, Viçosa, São Pedro dos Ferros, Leopoldina e Espera Feliz. As atividades contam com o apoio das respectivas câmaras municipais.

O projeto

O Parlamento Jovem (PJ) é um projeto de extensão universitária, que possibilita aos jovens conhecer o funcionamento do legislativo e as outras estruturas de ação do Estado, além de criar oportunidades para o protagonismo juvenil.