Você está em:

CNBB apresenta Documento final do Sínodo sobre a Juventude

Nesta sexta-feira, 11, a CNBB apresenta com exclusividade o Documento final da XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, ocorrido em outubro de 2018. Em formato de livro, a publicação reúne os núcleos temáticos sobre os quais padres sinodais se concentraram com particular intensidade e entusiasmo. “É oferecido ao Santo Padre e a toda Comunidade Católica como um mapa para orientar os próximos passos que a Igreja é chamada a dar”, afirma o texto introdutório do livro.

Dividido em três partes, 12 capítulos, 167 parágrafos e 60 páginas, o texto tem como fio condutor a passagem do Evangelho de Lucas sobre os discípulos de Emaús. A primeira parte do documento recebeu a tradução “Pôs-se a com eles a caminho”. Nela, é apresentado o contexto no qual os jovens estão inseridos. Ressalta-se a Igreja em escuta, apontam-se “três pontos cruciais” e são abordadas questões como identidade e relacionamento, além do ser jovem hoje.

A segunda parte, “os olhos abriram-se”, reforça o papel renovador da juventude na Igreja, portadora de uma “sã inquietação”. Acolhimento, respeito e acompanhamento ao dinamismo dos jovens são indicações deste trecho, que aborda o dom da juventude, o mistério da vocação, a missão do acompanhamento e a arte de discernir.

Por fim, em seu último título, que foi traduzido como “Voltaram imediatamente”, são pontuadas a sinodalidade missionária da Igreja, a caminhada conjunta com os jovens no cotidiano, o renovado ímpeto missionário e a formação integral. É desta parte do texto que sai o convite às Conferências Episcopais e às Igrejas particulares para prosseguir no processo de discernimento com o objetivo de elaborar soluções pastorais específicas à realidade juvenil.

Confira a versão online do documento aqui.