Você está em:

Dom Walmor ressalta o valor da família na abertura do 21º Congresso de Casais com Cristo

 
 
“A família é a base do ser humano. Eu sou o que sou, pela família que tenho”, ressaltou dom Walmor na palestra de abertura do 21º Congresso Nacional de Casais com Cristo, na PUC Minas Coração Eucarístico. O evento, que teve início na sexta-feira, dia 22, será encerrado no domingo, dia 24.
 
Em comunhão com cerca de três mil participantes, entre bispos, padres, religiosos e equipes de casais de todo o 
país, dom Walmor presidiu a abertura do Congresso e ministrou palestra sobre o tema ECC Família Evangelizada: alegria da nova paróquia.
 
O Arcebispo falou sobre a alegria de acolher na Arquidiocese de Belo Horizonte tantas pessoas que vieram de diversas cidades do Brasil para partilhar experiências de fé, com o compromisso missionário de evangelizar pelo amor à família, em Cristo Jesus. “Somos desafiados a nos pensar como Igreja em saída, em estado permanente de missão. A construirmos uma nova paróquia a partir da ação de famílias evangelizadoras, pois a família é o berço da educação, do convívio amoroso. Precisamos dialogar cada vez mais com a sociedade e dar testemunho de nossos valores, de nossa fé. E um diálogo só se faz em profundidade, na medida em que desenvolvemos a capacidade de ouvir. Por isso apostamos e acreditamos nas famílias, na vivência do matrimônio e do Evangelho”.

Um casal representando os participantes, conduziu uma imagem de Nossa Senhora da Piedade, Padroeira de Minas Gerais. Em fevereiro de 2015, 300 capelinhas com a imagem de Nossa Senhora da Piedade, foram enviadas para representantes do ECC – Encontro de Casais com Cristo de todo o Brasil. Uma Missa presidida por dom Luiz Gonzaga Fechio e concelebrada pelo padre Jorge Alves Filho, marcou o envio. 

 
Entre os objetivos do Congresso, estão a evangelização das famílias;  o estudo e aplicação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil; a  formação evangélica e pastoral de seus dirigentes e dos que vivenciaram o ECC; o compromisso com a transformação do Mundo; e a reflexão e estudo sobre o sentido dos documentos do Magistério da Igreja.