Você está em:

Dom Walmor preside Missa no Santuário Nacional São José de Anchieta, no Espírito Santo

O arcebispo dom Walmor presidiu Celebração Eucarística e o 4º dia da Novena do Padroeiro durante a Festa do Santuário São José de Anchieta, na cidade de Anchieta, no Espírito Santo, no último sábado, dia 3 de junho, acolhendo convite do reitor do Santuário, padre César Augusto dos Santos.

Em sua homilia, o arcebispo lembrou a elevação do Santuário para Santuário Nacional de São José de Anchieta, anunciada durante a Assembleia Geral dos Bispos do Brasil: “É um santuário com força e importância de fé”. E também enfatizou a importância de São José de Anchieta para  a história, cultura e política do Brasil “Vivemos um momento de crise e temos sofrido inúmeros prejuízos por causa da falta de pessoas como o Padre Anchieta. Pensar a imagem de Anchieta é pensar em uma figura importante na história do Brasil. Esquecê-lo é prejuízo”.

Dom Walmor também falou sobre a devoção de São José de Anchieta à Virgem Maria: “A beleza e a exemplaridade de Anchieta têm uma indicativa singular: a devoção a Nossa Senhora, retratada no famoso Poema. Ela foi destinatária da ação do Espírito Santo. O poema revela o quanto Anchieta se aproxima de Maria, mãe e discípula daquele que morreu no alto da cruz. A dor não é para sempre, não é o fim. Não precisamos ter medo de passar pelo sofrimento de mãos dadas com Maria e com o próprio Cristo. Não podemos ser indiferentes a dor dos outros, especialmente dos pobres e enfermos. Que o Espírito Santo venha em nosso auxílio! Pentecostes!”.

Informações e fotos: Santuário Nacional São José de Anchieta

Celebração - São José de Anchieta