Você está em:

Festa da Imaculada Conceição: dom Walmor celebra a Eucaristia e apresenta aos fiéis o Projeto Proclamar a Palavra renovado pela 6ª APD

O arcebispo dom Walmor presidiu a Eucaristia na noite do domingo, dia 8 de dezembro, na celebração da Solenidade da Imaculada Conceição, no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição dos Pobres – bairro Lagoinha. Em um momento especial durante a Missa, o Arcebispo apresentou aos fiéis o renovado  Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra, fruto da VI Assembleia do Povo de Deus. Clique aqui para conhecê-lo.

Dom Walmor  refletiu sobre o significado dessa importante data mariana para a Igreja, lembrando se tratar também do  Segundo Domingo do Advento: “Estamos caminhando e nos preparando para celebrar o Natal do Senhor. Um caminho enriquecido pela Festa da Imaculada Conceição, que lembra uma verdade muito importante da nossa fé cristã católica. Nossa senhora, filha predileta de Deus Pai, mãe de Jesus Cristo Salvador, esposa do Espírito Santo, foi preservada de todo o pecado. Isso deve reacender em nós uma grande alegria. Nós não caminhamos sozinhos”.

O Arcebispo também apresentou o documento que reúne as novas diretrizes da ação evangelizadora na Arquidiocese de BH, construídas a partir da participação de toda comunidade arquidiocesana, especialmente dos fiéis, na 6ª Assembleia do Povo de Deus (APD). “Escolhemos o dia de hoje, em que celebramos a Festa da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, para apresentar o nosso Projeto Proclamar a Palavra. Um projeto sucinto que, ao colocarmos em prática, será um grande recurso missionário. Estamos abrindo um novo ciclo missionário”.

Uma das prioridades propostas pela 6ª APD, conforme ressaltou dom Walmor, é a ação missionária nas vilas, favelas, edifícios, condomínios, povoados rurais, com o objetivo de criar comunidades alicerçadas na Palavra de Deus. “É preciso promover uma catequese atenta à cultura urbana, por meio de metodologias e linguagens que utilizem a arte, como a música, cinema, teatro, imagens e outros recursos, o que também está entre as diretrizes”.

Dom Walmor sublinhou que as diretrizes do Projeto de Evangelização dão especial atenção à necessidade de a Igreja  investir ainda mais nas redes sociais “como lugares de evangelização e profecia, que anunciam os valores do Evangelho, formam opiniões e denunciam a mentira (fake news), a violência e as injustiças”.

Ao final da Celebração Eucarística, os fiéis saíram em procissão no entorno do Santuário Nossa Senhora da Conceição dos Pobres, percorrendo as ruas dos bairro Lagoinha.

O Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição dos Pobres fica na Rua Além Paraíba, 152, bairro Lagoinha.