Dom Walmor abençoa local onde será a nova sede do Seminário Arquidiocesano

Em comemoração aos 90 anos do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus, o arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, celebrou Missa Campal, nesta sexta-feira, dia 15, às 8h, no terreno onde será construída a nova sede do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus.

A Celebração Eucarística teve a presença dos formadores, seminaristas, padres, religiosos e religiosas. Os bispos auxiliares dom João Justino de Medeiros e dom Wilson Angotti concelebraram com o arcebispo dom Walmor, juntamente com o reitor do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus, padre Nivaldo dos Santos Ferreira, além do padre José Geraldo Sobreira.

Em sua homilia, dom Walmor destacou que a Igreja é um celeiro de muitas vocações: “A construção da nova sede do Seminário tem como objetivo qualificar ainda mais a formação dos sacerdotes e também acolher os padres, em um espaço de congregação. Somos uma Igreja de servidores e ministros, uma Igreja Ministerial, na alegria da vivência da fé, seguindo sempre o Evangelho”. Dom Walmor ainda agradeceu todos os que fazem parte dessa história e convidou os seminaristas a cultivarem a intimidade profunda com o coração de Deus que é nosso Pai, através da caridade, sobretudo com os mais pobres e sofredores.

Ao final da celebração, o reitor do Seminário Arquidiocesano, padre Nivaldo dos Santos Ferreira, agradeceu a todos e disse que a futura sede é um marco de vida nova para a Arquidiocese de Belo Horizonte. E ressaltou: “Os 90 anos do Seminário são um dom de Deus, significam a consolidação de uma história, de uma Igreja que continua o seu caminho, assim como as palavras do Papa Francisco, edificando a Igreja na tarefa de ajudar a confessar Jesus Cristo crucificado, Glória de Deus para esse mundo”.

Ao final da Missa, todos foram convidados para a aula inaugural ministrada pelos padres Evandro Campos Maria e Renato Alves de Oliveira.

A nova sede do seminário, que terá o nome de Vila Dom Cabral, ficará na Rua Ibirapitanga, 235 – bairro Dom Cabral. O espaço abrigará a Reitoria, Comunidade João Paulo II – Propedêutico, Comunidade Emaús – Filosofia (residência dos seminaristas), Comunidade Coração Eucarístico – Teologia (residência dos seminaristas – 1º e 2º anos), Comunidade Padre Alberto Antoniazzi – Teologia (residência dos seminaristas – 3º e 4º anos). Também será construída uma casa de acolhida para padres, uma capela e um jardim interno.

Fotos: Marcos Figueiredo

A imprensa repercutiu a Celebração Eucarística pelos 90 anos do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus:

MGTV 1ªEdicão – Rede Globo Minas

Portal UAI – Estado de Minas