Você está em:

Dom Vicente se encontra com o Papa Francisco e concelebra Missa presidida pelo Pontífice na Casa Santa Marta

Dom Vicente Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, concelebrou nesta sexta-feira, dia 28 de fevereiro, Missa  presidida pelo Papa Francisco, na Casa Santa Marta,  no Vaticano. Também concelebraram com o Papa o frei Rodrigo Peret e o padre Dario Bossi, missionário italiano provincial dos combonianos no Brasil. Dom Vicente é o bispo responsável pelas ações de amparo da Igreja às vítimas do rompimento da barragem de rejeitos de mineração em Brumadinho e levará seu testemunho sobre a tragédia e o trabalho realizado pela Igreja até a 43a Sessão de Direitos Humanos da ONU, em Genebra. Em seguida, o Bispo concedeu entrevista coletiva à imprensa internacional  e reunindo-se ainda com a coordenação do Movimento Católico Global pelo Clima (MCGC), para reflexões e partilha sobre Ecologia Integral, Mineração e Igreja.

Frei Rodrigo Peret cumprimenta o Papa Francisco após a Celebração Eucarística

Dom Vicente, que integra a Comissão Episcopal de Ecologia Integral e Mineração da Conferência Nacional dos Bispos do Brsil (CNBB),  e o frei franciscano Rodrigo Peret , da Rede Igrejas e Mineração da Arquidiocese de Belo Horizonte/ Renser/Brumadinho, cumprem uma intensa agenda de compromissos na Europa. Segundo o Bispo, orações, debates, encontros, anúncios e denúncias fazem parte da busca por novos caminhos.

No sábado, dia 29, dom Vicente Ferreira e frei Rodrigo serão recebidos, pelo  prefeito e pelo secretário do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, cardeal Peter Turkson e Monsenhor Bruno Marrie Duffé.

Na segunda-feira, dia 3 de março, o Bispo participa da 43ª Sessão da Comissão de Direitos Humanos da ONU sobre Meio-Ambiente, e se reúne com relator sobre Resíduos Tóxicos. Dom Vicente concede entrevista coletiva à imprensa internacional e participa de reunião no Escritório da Franciscans International, que atua na proteção da dignidade humana e da justiça ambiental, nas Nações Unidas.

Com uma intensa agenda, até o dia 11 de março, dom Vicente Ferreira participa de debates e encontros, concede entrevistas a jornalistas e reúne-se com parlamentares em outros quatro países da Europa, além da Itália: Áustria, Suíça, Bélgica e Alemanha, partilhando iniciativas de defesa da Ecologia Integral, desenvolvidas pela Comissão Especial sobre Mineração e Ecologia Integral da CNBB e pela Rede Igrejas e Mineração.

No primeiro compromisso dessa viagem, dom Vicente Ferreira participou, em Roma (Itália), na quinta-feira, dia 27 de fevereiro, de evento sobre impactos da mineração e acompanhamento dos atingidos por parte da Igreja, promovido pela União Internacional das Superioras Gerais (UISG) – Centro per la Vita Religiosa Regina Mundi . O Bispo falou sobre questões relacionadas às consequências da atividade mineradora e a ação da Igreja junto à população e ao poder público. No mesmo dia, participou  de reunião com a equipe do Escritório Geral da Comissão Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC) da Ordem dos Frades Menores – Franciscanos.

Dom Vicente atende ao convite de organizações de defesa do meio ambiente, após coordenar importante trabalho da Arquidiocese de Belo Horizonte no amparo às vítimas do rompimento barragem de rejeitos de mineração no Córrego do Feijão, no município de Brumadinho, em janeiro de 2019. Hoje, a Arquidiocese de Belo Horizonte se tornou referência no apoio da Igreja às comunidades atingidas, em suas necessidades de reparação e respeito à cidadania.