Você está em:

Dom Otacilio é nomeado bispo diocesano de Guanhães

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, dia 19, o bispo auxiliar dom Otacilio Ferreira de Lacerda para a Diocese de Guanhães (MG). O arcebispo dom Walmor agradece a dom Otacílio por seu trabalho dedicado ao Povo de Deus na Arquidiocese de Belo Horizonte. “A Diocese de Guanhães terá um incansável servidor, que cultiva a proximidade com todas as pessoas. Dom Otacilio anuncia, com entusiasmo, o Evangelho, abraçando com coragem a missão de Proclamar a Palavra. Deus continue iluminando os seus passos, o seu ministério e abençoe a sua caminhada na Diocese de Guanhães ”.

Mensagem de dom Walmor

Caríssimo irmão dom Otacilio,

Saúde e paz

A disponibilidade para servir, abraçando a missão confiada a cada pessoa pelo mestre Jesus, é marca de sua trajetória na vida da Igreja, de modo particular na história quase centenária da Arquidiocese de Belo Horizonte. Desde 2016, dom Otacilio, o seu trabalho fortalece a ação missionária de nossa amada Arquidiocese. Tudo graças ao seu ‘sim’ à Igreja. A partir desta disponibilidade para servir, o senhor seguirá novos caminhos na missão de anunciar a Palavra de Deus.

E a Diocese de Guanhães ganha um incansável servidor, que cultiva a proximidade com todas as pessoas. O senhor, dom Otacílio, anuncia, com entusiasmo, o Evangelho, abraçando com coragem a missão de Proclamar a Palavra. Minha gratidão por seu ‘sim’ à Arquidiocese de Belo Horizonte e à Igreja.

Deus continue iluminando os seus passos, o seu ministério e abençoe a sua caminhada na Diocese de Guanhães, sempre com a intercessão materna de Nossa Senhora da Piedade – a Padroeira do Estado de Minas Gerais.

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte

O novo bispo diocesano de Guanhães

Mineiro de Palma (MG), dom Otacilio nasceu no dia 17 de novembro de 1960. Formado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em Filosofia pelo Instituto Superior de Filosofia no Mosteiro São Bento, eme São Paulo, e Teologia pela Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo.

Foi presidente do Projeto Missionário Norte 1 e Sul 1, da CNBB, assessor das pastorais Operária e da Juventude; superintendente da Cáritas Diocesana, representante dos presbíteros (2003 – 2010), e diretor espiritual dos seminaristas (2008 – 2015). Também foi membro do Conselho Presbiteral, vice-ecônomo e coordenador diocesano de pastoral da Diocese de Guarulhos (SP).
A trajetória pastoral de dom Otacilio inclui a missão de vigário da Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, e Santo Alberto Magno, na Diocese de Guarulhos (SP), entre 1988 e 1999. Entre os anos 2000 e 2002, foi pároco na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Ministro Andreazza (RO), e vigário paroquial da Paróquia São João Batista, em Presidente Médice (RO), durante o Projeto Missionário Norte 1 e Sul 2 da CNBB. Entre 2003 e 2006, foi pároco na Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Guarulhos. Na Paróquia Santo Antônio do Gopoúva, em Guarulhos, foi pároco, de 2006 a 2017.

Dom Otacilio foi nomeado pelo Papa Francisco, no dia 21 de dezembro de 2016, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. A Ordenação Episcopal foi celebrada no dia 18 de março, no Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Aparecida (SP). O Bispo Auxiliar integra o Comitê Gestor da Mitra Arquidiocesana (Cogem), acompanha as pastorais sociais, os projetos de ação pastoral no mundo do trabalho e habitação, articulados pelo Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política da Arquidiocese de Belo Horizonte. Dom Otacílio é bispo referencial da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa), que abrange 14 cidades da região metropolitana. À luz do Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra, coordena, orienta e acompanha a ação evangelizadora e pastoral, o funcionamento e a infraestrutura da Cúria Regional, a Pastoral Presbiteral Regional e o Diaconato Permanente. Está em permanente em contato com os padres, religiosos e comunidades de fiéis da Rensa para escuta, orientações e avaliações. Preside os Conselhos Pastoral Regional, Presbiteral Regional, Pastoral de Forania, Pastoral Paroquial, Paroquial de Administração e Pastoral de Comunidade na Região Episcopal.

Foi reeleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Social Transformadora do Regional Leste II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no dia 6 de junho de 2019, durante a Assembleia Anual do CONSER Leste 2, para o quadriênio 2019-2023.