Você está em:

Dom Joaquim Mol participa de reunião sobre Diretrizes da Ação Evangelizadora

O bispo auxiliar dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Educação e Cultura, participou da reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep), na  terça-feira, 26, em Brasília, junto com assessores e representantes das pastorais e organismos vinculados à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Durante a reunião, foram elaboradas considerações sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) referentes ao período de 2011 a 2015. Trata-se de um processo de avaliação e, ao mesmo tempo, de atualização das DGAE para o próximo triênio.

Os grupos estudaram o capítulo 2 das Diretrizes, intitulado Marcas do Nosso Tempo. Essa parte do texto fala sobre as mudanças de época e os seus desafios para a Igreja e a sociedade. Também sugeriram mudanças no texto de acordo com a realidade atual.

As DGAE foram aprovadas na 49ª Assembleia Geral da CNBB, em maio de 2011. Elas apontam cinco urgências para a Igreja no Brasil (A Igreja em estado permanente de missão; Igreja: casa de iniciação cristã; Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral; Igreja: comunidade de comunidades; Igreja a serviço da vida plena para todos). As DGAE também propõem caminhos de enfrentamento e indicações para que estas urgências sejam concretizadas nos planejamentos das Igrejas Particulares.

Nesta quarta-feira, 27, o Consep terá um momento de reflexão sobre da exortação apostólica, Evangelli Gaudium, e os discursos do papa Francisco ao Episcopado Brasileiro e aos dirigentes do Conselho Episcopal Latino Americano (Celam). A assessoria ficará por conta do do padre Mário de França Miranda, doutor em Teologia e professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.