Você está em:

Dom Joaquim Mol e bispos avaliam CF-2012 e preparam nota sobre a Rio+20

O bispo auxiliar dom Joaquim Giovani Mol Guimarães participa da reunião do Conselho Episcopal Pastoral – Consep, em Brasília (DF).

Nesta terça-feira, 19, primeiro dia de atividades, os bispos fizeram uma avaliação da Campanha da Fraternidade de 2012 e a escolha do cartaz para a CF do ano de 2013, que terá como tema “Fraternidade e Juventude” e o lema é “Eis-me aqui. Envia-me” (Is 6,8).

O secretário executivo da Campanha da Fraternidade, padre Luiz Carlos Dias apresentou a avaliação da CF feita pelos 17 Regionais da CNBB; o diretor executivo das Edições CNBB, monsenhor Jamil Alves de Souza, demonstrou, em gráficos, o nível de vendas de produtos ligados a CF nos últimos quatro anos, e o representante da Cáritas Brasileira, Luiz Cláudio (Mandela), mostrou o resultado da Coleta da Solidariedade.

Além da avaliação da CF, consta na pauta a elaboração de uma nota da Conferência dos Bispos do Brasil sobre a Conferência Rio+20.

Esta reunião do Consep será curta, já que na quarta-feira (20), à tarde, se inicia a reunião do Conselho Permanente e na sexta-feira (22), será a vez da reunião dos secretários executivos.

O método de trabalho das reuniões do Consep é bastante simples e aberto. Os integrantes debatem os assuntos da pauta com a ajuda do corpo de assessores da CNBB. Há sempre momentos litúrgicos significativos. Os encontros favorecem o aprofundamento da consciência sobre a execução das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE).

Dom Joaquim Mol que é presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Educação e Cultura, participará também da reunião do Conselho Permanente nesta semana, em Brasília (DF).