Você está em:

Vídeo: reflexão de dom Joaquim Mol sobre “a economia pessoal e comunitária no pós-crise”

Dom Joaquim Mol, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e reitor da PUC Minas, acolhendo convite da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), desenvolveu reflexão a partir do tema “A economia pessoal e comunitária no pós-crise”. O momento formativo iniciou o ciclo de encontros sobre a Economia de Francisco, promovido pela PUC-PR. Na sua reflexão, dom Mol indica caminhos possíveis para a humanidade se reconstruir após a pandemia da covid-19.

O ciclo de encontros é promovido pelo Observatório da Evangelização da PUC-PR. Neste encontro com dom Mol, transmitido pela internet, o professor da PUC-PR Rodrigo Andrade foi o mediador, promovendo, inclusive, a participação de internautas.

Economia de Francisco é uma proposta de revisão do sistema econômico mundial, para livrar o planeta de dinâmicas que alimentam exclusões e a idolatria ao dinheiro. A proposta é inspirar-se mais na simplicidade de São Francisco de Assis. O Papa Francisco convocou um encontro, na cidade italiana de Assis, a ser protagonizado pelos jovens, para refletir formas de mudar a economia. Em razão da pandemia da Covid-19, este encontro foi adiado para novembro deste ano.

Bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e reitor da PUC Minas, dom Joaquim Mol preside a Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB e acompanha a Articulação Brasileira pela Economia de Francisco (ABEF).

A seguir, a reflexão de dom Mol.