Você está em:

Dom João Justino preside catequeses no Rio de Janeiro

Dom João Justino, bispo-auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, presidiu na manhã desta quinta-feira, dia 25 de julho, na Paróquia São Sebastião, bairro Parada de Lucas (Zona Norte do Rio de Janeiro), uma das catequeses da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro. Cerca de 500 jovens, de 14 estados brasileiros e do Chile, participaram da catequese que teve como tema “Ser discípulos de Cristo”.

Dom João disse aos jovens que para perseverar na graça do encontro com o Senhor é preciso ter o coração aberto. Afirmou também que a Jornada Mundial da Juventude “é uma experiência pessoal e única que aquece o coração e deixa marcas na vida”

O bispo, que também presidiu também Celebração Eucarística, lembrou durante a homilia, inspirada no Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus que “o homem não nasceu para ser servido, mas para servir”. Assim, conforme explicou, o verdadeiro discípulo de Cristo deve abdicar do desejo de ser grande, de ser importante. “Sejam grandes pelo serviço”, convocou dom João Justino.
 

Em seguida, o bispo ensinou o caminho para fazer crescer o desejo de servir: “Deixemos a palavra de Jesus nos tocar para que, de fato, sejamos servidores”, concluiu.

 

Na quarta-feira, dia 24, dom João também presidiu catequese, com cerca de 600 jovens, na Paróquia Nossa Senhora da Apresentação, bairro Irajá. A Paróquia foi criada em 1613 e está completando 400 anos.

 

Depoimentos de peregrinos sobre a catequese de dom João


Tálita Coffler Botti, 25 anos, Rio de Janeiro

“Uma das coisas mais bonitas que estou presenciando é a experiência de bispo, suas histórias, seu caminho missionário. A JMJ nos ajuda a descobrir a importância de abrir mão da nossa vida pelo próximo. Dom João, durante sua catequese, me fez refletir sobre a importância do nosso encontro pessoal com Cristo”

 

 

 


Maria Elena Maureira, 45, Santiago, Chile

“ Estar aqui é uma experiência que enriquece nosso coração. Compartilhamos com outros jovens a nossa fé. Durante a catequese, ficou marcado em meu coração a importância de seguirmos Jesus, mesmo sabendo que somos pecadores”

 

 

 

Fotos da Paróquia São Sebastião

 

Fotos Paróquia Nossa Senhora da Apresentação
 


 

Clique aqui e veja mais fotos.

 

Mais notícias da Arquidiocese de BH na JMJ

 

24/7 – Dom Walmor preside catequese na JMJ

24/7 – JMJ: imprensa destaca catequese presidida por Dom Walmor

24/7 – Catequese com dom Walmor: jovens falam sobre suas experiências na JMJ

23/7 – Peregrinos da Arquidiocese de BH já estão no Rio