Você está em:

Dom João Justino participa de reunião do Celam em Bogotá

Dom João Justino participa de reunião do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) em Bogotá, Colômbia, no período de 23 a 25 de agosto. Dom João integra a Comissão de Cultura e Educação do Celam, uma das sete comissões do Conselho, sendo também responsável pelas pastorais de Educação e Cultura no Cone Sul. O bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte é ainda presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e membro do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da Comissão de Cultura e Educação.

 

O encontro do Celam precede a celebração do Jubileu Extraordinário da Misericórdia nas Américas, que será celebrado entre os dias 26 e 28 de agosto. Realizar a avaliação e a projeção do Plano Global 2015-2019 é um importante objetivo dessa reunião de coordenação, que é parte da experiência única de comunhão e participação do Celam com o serviço das 22 conferências episcopais da América Latina e do Caribe, em consonância com centros bíblicos e teológicos, os desafios, as linhas de ação e o objetivo global, que determinam cada um dos programas a serem implementados durante os próximos quatro anos.

Os organizadores ressaltam que o encontro  servirá para concretizar o principal objetivo do Plano Global do Celam, neste quadriênio, de modo que seja possível continuar a promover, em comunhão com as Conferências Episcopais da América Latina e do Caribe, uma Igreja  em saída, missionária, pobre para os pobres, por meio da sua conversão pastoral em diálogo com o mundo, para anunciar com alegria a Jesus Cristo.

Participam  da reunião do Celam seus diretores, dentre os quais os membros da Presidência: o presidente,  cardeal Rubén Salazar Gómez, Arcebispo de Bogotá; o Secretário-Geral, monsenhor Juan Espinoza, bispo auxiliar de Morelia do México, bem como os presidentes das Conferências Episcopais de diferentes países. Também estarão presentes os  presidentes e membros das comissões episcopais e os secretários executivos de cada um dos sete departamentos do Celam (Comunhão Eclesial e Diálogo, Missão e Espiritualidade, Vocações e Ministérios, Vida Família e da Juventude, Cultura e Educação, Justiça e Solidariedade, Comunicação e Imprensa), e três de escolas do Centro Bíblico Teológico Pastoral para a América Latina e Caribe (Cebitepal) – Theological School, Escola bíblica; Social Escolar), que compõem o secretariado geral.