Você está em:

Dom João Justino fala sobre o Estudo 104 da CNBB, em Divinópolis

Durante reunião com o clero da Diocese de Divinópolis, dia 17, o bispo-auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte dom João Justino de Medeiros Silva falou sobre o Estudo 104 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – Comunidade de Comunidades: Uma Nova Paróquia.

O texto do estudo propõe a renovação das Paróquias e aborda quatro eixos: Bíblia, teologia, desafios pastorias e propostas pastorais.

De acordo com dom João Justino, o documento fala sobre o espírito de missionariedade que o Papa Francisco diz que é necessário estar presente na vida dos leigos, missionários, padres e diáconos, enfim, em todos aqueles que trabalham nas paróquias e comunidades de fé.  

Comunidade de Comunidades: uma nova paróquia

O Estudo 104 da CNBB “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”, aprovado durante a 51ª Assembleia Geral dos Bispos, é um subsídio para reflexão e aprofundamento da vida paroquial, apontando caminhos que podem ajudar cada paróquia a ser uma verdadeira casa de comunhão e de vivência da Palavra. E contribui para o aprofundamento e reflexão de questões pontuais sobre o exercício da missão evangelizadora e  novos modos de anunciar o Evangelho.

– Versão para download aqui
Texto base do estudo

Assita à entrevista com dom João Justino: