Você está em:

Dom Edson participa de evento promovido pelo Celam e a Uniapac, no México

Em Monterrey, no México, dom Edson Oriolo participa do XIII Encontro de Diálogo entre o Conselho Episcopal Latinoamericano (Celam) e a União de Dirigentes Cristãos de Empresa (Uniapac), de 5 a 7 de maio.

O Encontro de Diálogo terá como tema principal “A empresa como construtora de paz” e se realiza à luz do que o Papa Francisco tem dito em várias oportunidades em relação à atividade empresarial, definida por ele como “nobre vocação orientada a produzir riqueza e melhorar o mundo”. Como tal – disse o Pontífice em mensagem ao Fórum Econômico Mundial, reunido em Davos em 30 de dezembro de 2015 – a empresa “tem a responsabilidade de ajudar a superar a complexa crise da sociedade e do meio ambiente, e de lutar contra a pobreza”.

Entre os temas em debate, estão as atuais condições internacionais desfavoráveis para a economia latino-americana, a violência e a insegurança, a transparência e a luta contra a corrupção e o papel da empresa na reconciliação social e na difusão da cultura do encontro.

Relatórios da CEPAL e da OIT indicam que durante grande parte da década passada e no início da década atual, a América Latina e o Caribe conquistaram importantes avanços na redução da pobreza. A taxa de desemprego no final de 2015 era de 6,7% na região, mas tende a crescer sobretudo em países como Venezuela, Brasil e Argentina. 

VEJA TAMBÉM