Você está em:

Dom Airton dos Santos é nomeado arcebispo de Mariana

Dom Airton José dos Santos

O Papa Francisco nomeou arcebispo metropolitano de Mariana, nesta quarta-feira, 25 de abril, dom Airton José dos Santos, até agora arcebispo metropolitano de Campinas – SP. A nomeação ocorre após o pedido de renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese de Mariana, apresentada por dom Geraldo Lyrio Rocha, que exercerá a função de Administrador Apostólico até a posse canônica de dom Airton, no próximo dia 23 de junho.

Dom Walmor e os bispos auxiliares da Arquidiocese de Belo Horizonte saúdam, desejando boas-vindas, a dom Airton José dos Santos.

Em comunhão com os padres e fiéis da Arquidiocese de Mariana, o arcebispo pede à Mãe Maria, Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais, que continue a inspirar o ministério de dom Airton.

Dom Airton

Natural de Bom Repouso, Minas Gerais, dom Airton José dos Santos foi ordenado diácono no dia 31 de agosto de 1985 e, no mesmo ano, no dia 8 de dezembro, ordenado sacerdote, por dom Cláudio Hummes.

No dia 19 de dezembro de 2001, foi nomeado bispo auxiliar de Santo André, pelo Papa João Paulo II. Foi ordenado bispo no dia 2 de março de 2002, por dom Décio Pereira. Em 2004, foi nomeado bispo diocesano de Mogi das Cruzes, tomando posse no dia 26 de setembro do mesmo ano. E, no dia 15 de fevereiro de 2012, o Papa Bento XVI o nomeou arcebispo da Arquidiocese de Campinas.