Você está em:

Divulgadas informações sobre a JMJ 2019, que será realizada no Panamá

Foi divulgada nesta sexta-feira, dia 20, a data da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será em 2019, no Panamá. Jovens de todo o mundo irão se reunir entre os dias 22 e 27 de janeiro. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa presidida pelo arcebispo local, dom José Domingo Ulloa Mendieta.
 
O tema da JMJ no Panamá será “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra (Lc 1, 38)”, conforme anunciado pela Santa Sé em 22 de novembro do ano passado. A última edição do evento foi realizada em Cracóvia, na Polônia, de 26 a 31 de julho de 2016. No último dia, na Missa de envio, o Papa Francisco anunciou que a sede da próxima edição seria o Panamá, país localizado na América Central.
 
Os preparativos para o grande evento da juventude mundial já começaram. No último dia 12 de janeiro foi realizado o primeiro encontro com representantes das paróquias sobre a acolhida dos peregrinos. Embora o evento seja só em 2019, daqui a dois anos, um dos temas que requerem maior atenção é a acolhida dos milhares de peregrinos de todo o mundo.
 
Marca e hino
 
Na ocasião, foi também apresentado o concurso para a escolha do hino e da marca da JMJ 2019. Inscrições serão recebidas até o dia 16 de fevereiro pelo site da arquidiocese do Panamá.
 
Cruz Peregrina
 
Durante a entrevista coletiva, o arcebispo do Panamá explicou que, no Domingo de Ramos, dia 9 de abril, acontecerá a entrega da Cruz Peregrina da JMJ aos jovens panamenhos pelos jovens poloneses. A cerimônia acontecerá no Vaticano. A peregrinação acontecerá após este evento, passando pelo Caribe, no México até chegar um mês antes ao Panamá.