27 de outubro – Arquidiocese de Belo Horizonte celebra Dia Nacional da Juventude

Com o tema “Juventude e políticas públicas: uma história nos chama à civilização do amor”, o Dia Nacional da Juventude deste ano já se aproxima. A celebração da data na Arquidiocese de Belo Horizonte é  27 de outubro. A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) já disponibilizou os materiais para os grupos que irão refletir sobre a temática proposta, que está em sintonia com a Campanha da Fraternidade deste ano, cujo tema foi “Fraternidade e Políticas Públicas”.

Dia Nacional da Juventude (DNJ) surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas. Estava evidente que a juventude precisava mobilizar-se e construir espaços de participação, para pensar e repensar uma nova sociedade. Todos os anos organiza-se um dia de festa da juventude, sempre com um tema importante a ser debatido e trabalhado com grupos. O DNJ acontece em todo o país todos os anos no último domingo do mês de outubro, exceto nos anos eleitorais, quando a data é alterada.

“Desejo que cada (Arqui)diocese do Brasil possa experimentar e promover o protagonismo juvenil na construção de uma Igreja em saída chama à civilização amor, propondo o Evangelho da Alegria!”, enfatizou dom Nelson – presidente da Comissão Episcopal para a Juventude CNBB.