Você está em:

Dia Mundial da Saúde: Arquidiocese de BH homenageia todos os que  se dedicam à defesa da vida

No Dia Mundial da Saúde, a Arquidiocese de Belo Horizonte celebra a dedicação de milhares de agentes de pastoral, voluntários, sacerdotes, diáconos e religiosos à defesa da vida, em todas as suas etapas. Um trabalho de evangelização e amparo, especialmente aos mais pobres, a exemplo da Casa de Apoio à Saúde Nossa Senhora da Conceição, que acolhe e cuida de enfermos e pessoas com HIV/Aids, e da Casa Santa Zita, lar de senhoras idosas que recebem, além do carinho,  atendimento médico, psicológico e todos os cuidados necessários a uma vida digna e tranquila.

Mas as ações da Arquidiocese de BH começam bem mais cedo na vida de milhares de famílias, com a proteção da Pastoral da Criança aos pequeninos e a orientação aos pais, melhorando as condições de vida, reduzindo a mortalidade infantil. Os líderes da Pastoral do Idoso visitam os lares, verificam a saúde dos que estão com a idade mais avançada, fazendo companhia e cuidando da espiritualidade de todos os envolvidos.  Aos que tropeçam na dependência química, a Pastoral da Sobriedade estende a mão, ajudando na retomada de uma vida digna e saudável.

Sempre ao lado dos pacientes e seus familiares, a Pastoral Hospitalar está presente nos hospitais da Capital e dos outros 27 municípios que compõem a Arquidiocese. Já as pessoas em situação de rua recebem todo o apoio não só quando estão com a saúde fragilizada, mas no dia a dia. A Pastoral de Rua evangeliza e cuida para que todos tenham o alimento, o agasalho e a possibilidade de se reintegrarem às suas famílias ou construírem um novo lar.

O Conselho Arquidiocesano de Bioética, formado por especialistas nas muitas áreas da saúde e da ética, tem a importante missão de assessorar a Arquidiocese de Belo Horizonte em temas relacionados à vida no seu aspecto clínico, social, ambiental, moral e espiritual. É um conselho consultivo e Interdisciplinar, que busca parcerias internas e externas à Igreja como instituições, entidades e organizações sociais para o diálogo sobre assuntos relacionados à vida. Está presente nos meios de comunicação, na organização de simpósios e congressos, publicação de artigos.

A defesa do meio ambiente é também importante compromisso que dentre todas essas ações, coordenadas pelo Vicariato para a Ação Social,  Política e Ambiental, na Arquidiocese de Belo Horizonte, em sua missão maior de defender a saúde de todos, cuidando da Casa Comum. Um trabalho de amor e dedicação à vida, dom de Deus.